O Novembro Azul é uma campanha pensada para o público masculino e, de forma mais abrangente, envolve famílias e a sociedade como um todo. As ações dão ênfase à necessidade de um diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento contra a doença.
A iniciativa é bastante divulgada em espaços públicos e empresas, que podem transformar o mês em uma oportunidade de cuidar da saúde. Tão importante quanto visitar regularmente o médico e realizar exames preventivos, é saber quais os fatores de risco presentes na família. No artigo, saiba o que seus colaboradores precisam saber sobre o assunto.
Aproveite a leitura!
Novembro Azul: saiba como funciona a campanha
Surgida em 2003, na Austrália, o Novembro Azul dá destaque a tudo o que envolve o câncer de próstata em ações teóricas e práticas. É preciso, primeiramente, avaliar os riscos familiares e etários, que podem aumentar as chances de apresentar a doença em algum momento da vida.
Além disso, o Novembro Azul é direcionado a toda a sociedade, mas o foco é o público masculino de todas as faixas etárias, com ou sem fatores de risco. Com uma conhecida resistência ao tradicional exame utilizado para o diagnóstico da doença, os homens acabam comprometendo as chances de cura por, geralmente, apresentarem sintomas em estágio avançado.
Na prática, a campanha envolve materiais teóricos e encontros, a fim de compartilhar informações e experiências sobre o câncer de próstata. O laço azul é o símbolo da iniciativa, e a cor pode ser usada inclusive em redes sociais e nas páginas das companhias que aderem ao movimento. Há empresas que expandem o Novembro Azul com parcerias médicas.
Eventos com os funcionários e o uso de camisetas temáticas são uma opção para as organizações que querem estender a campanha a várias frentes. Quanto mais integradas forem as iniciativas do Novembro Azul, maior a chance de as mesmas realmente despertarem consciência nos colaboradores. A presença de um médico na empresa também é benéfica.
A importância do diagnóstico precoce
O câncer de próstata é uma doença com mais de dois milhões de casos por ano no Brasil, e um alto índice de óbitos. Entre os homens, esse é o segundo tipo de câncer mais comum, atrás apenas dos tumores na pele. Essa é uma das razões para as ações do Novembro Azul serem tão relevantes atualmente, especialmente nas empresas, durante todo o mês.
Os sintomas incluem alterações na bexiga e dificuldade ao urinar, e mesmo esses podem não se manifestar. Na maioria dos casos, o paciente só apresenta sintomas nos estágios avançados da doença, etapa na qual o tratamento já deveria estar em andamento para resultados mais eficazes.
O Novembro Azul tem foco na prevenção do câncer de próstata justamente para impulsionar o diagnóstico precoce. Ele acontece por meio de visitas frequentes ao urologista, e o PSA, exame de sangue que mede o nível de uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico. Os principais riscos envolvem hereditariedade e alterações no PSA.
Quando o resultado indica alguma alteração, o profissional pede o exame de toque retal. Esse tipo de procedimento é cercado de tabus e leva uitos homens, especialmente os mais idosos, a não realizarem o exame com a regularidade necessária. Exames complementares também podem ser necessários para determinar a presença de tumores e a gravidade do quadro. Por isso, a campanha é essencial em todas as instâncias.
O papel das empresas na prevenção do câncer de próstata
No ambiente ocupacional, o Novembro Azul se dá de forma presencial e/ou virtual, sempre com a meta de informar e acolher as mais variadas vivências. Os gestores podem apostar em palestras, cartilhas, fóruns e bate-papos, derrubando preconceitos e conscientizando os colaboradores sobre a importância do combate ao câncer de próstata.
Criar espaços para discussão amplia as chances de engajamento por trabalhadores de diferentes faixas etárias. As famílias também são fundamentais durante as ações do Novembro Azul: utilizar lembretes sobre o cuidado com a saúde em nome das pessoas amadas ajuda a conscientizar.
A expansão das medidas adotadas pelas empresas pode se dar por meio de recursos facilitadores de exames, como parcerias com clínicas médicas ou descontos. O Novembro Azul é uma campanha que envolve a sociedade toda, e o diagnóstico precoce salva vidas. O que sua empresa tem feito pela saúde dos profissionais de forma efetiva?