BLOG

Dúvidas sobre medicina ambulatorial? Vamos resolver todas

Quando falamos em medicina do trabalho, é comum que haja dúvidas sobre o tema. Uma delas é: qual o futuro da medicina ambulatorial? O assunto é amplo e traz benefícios para os colaboradores e gestores. A partir da tecnologia e de profissionais especializados, torna- se mais fácil assegurar mais bem-estar para os colaboradores na rotina de trabalho. As vantagens da terceirização ambulatorial também são uma tendência forte entre as empresas.

Com novas dinâmicas profissionais, cuidar da saúde da equipe presencial ou remota nunca foi tão importante. Além de uma ação com foco em bem-estar, trata-se de um diferencial competitivo. Por isso, preparamos um artigo respondendo as principais perguntas sobre o futuro da medicina ambulatorial, para que você possa fazer esse investimento com tranquilidade e segurança.

Boa leitura!

Perguntas e respostas sobre o presente e o futuro da medicina ambulatorial

No espaço profissional, é imprescindível oferecer condições sadias e seguras para que os colaboradores exerçam suas atribuições. Primeiramente, essa medida diz respeito aos parâmetros legais, já que existem normas vigentes no Brasil que são passíveis de penalização. A seguir, confira as principais dúvidas sobre medicina ambulatorial e seus benefícios:

Que tipo de serviço faz parte da medicina ambulatorial?

A medicina ambulatorial compreende a instalação de um ambulatório médico nas dependências da empresa. Por isso, as soluções a que os colaboradores têm acesso são: exames médicos de rotina e específicos, consultas médicas e acompanhamento profissional de diversas especialidades. Além disso, há serviços de controle e acompanhamento de registros, prontuários, atestados e receituários, o que auxilia no monitoramento de sintomas e problemas de saúde. Portanto, é um conjunto de ações preventivas e de cuidado.

Quais os benefícios para a gestão das empresas?

A gestão corporativa facilitada é um dos principais benefícios oferecidos pela medicina ambulatorial nas companhias. Cuidar da saúde do trabalhador auxilia no controle de resultados e na gestão dos processos trabalhistas como um todo. Atualmente, os softwares disponíveis para acompanhar os recursos médicos são aliados da boa gestão, e problemas como faltas e absenteísmo também são minimizados com a medicina ambulatorial.

A tecnologia é realmente um diferencial?

O futuro da medicina ambulatorial depende imensamente da tecnologia disponível na empresa, ou nos recursos fornecidos pela companhia contratada no caso da terceirização. Com ferramentas tecnológicas, o controle da saúde dos colaboradores fica mais simples e eficaz, com o acompanhamento de resultados, prontuários e estatísticas. As informações ficam registradas e seu acesso é fácil, integrando diversas frentes e plataformas.

Quais os profissionais envolvidos na medicina ambulatorial?

As equipes contratadas podem ser multidisciplinares, contemplando uma grande variedade de problemas de saúde física ou emocional. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas estão entre os profissionais mais procurados para os ambulatórios médicos nas empresas. Eles atuam na prevenção de doenças, no controle de sintomas e nos atendimentos emergenciais, bem como em tratamentos médicos e recuperação de trabalhadores da organização.

Qual é o futuro da medicina ambulatorial?

O futuro da medicina ambulatorial envolve soluções como terceirização de equipes especializadas e a ênfase na prevenção de doenças. Em um cenário amplamente competitivo e em meio à pandemia, terceirizar se tornou uma opção para muitas companhias. Logo, um ambulatório médico fica à disposição dos colaboradores, assim como profissionais de saúde. A tecnologia, como mencionado, também é uma tendência que se mantém forte.

E a sua empresa, já deu esse passo transformador?

Investir criteriosamente em soluções de saúde e bem-estar é o caminho para aliar motivação, engajamento e produtividade nas companhias, fatores determinantes para se manter no mercado. Os impactos positivos de um ambulatório dentro das organizações vão de ações preventivas a atendimentos emergenciais, além de um acompanhamento próximo de cada colaborador. 

A tecnologia e as iniciativas com foco em evitar o agravamento de sintomas são parte do futuro da medicina ambulatorial. Do mesmo modo, a análise do ambiente ocupacional oferece informações valiosas para um cuidado ainda mais específico com a saúde. A partir dela, as medidas são colocadas em prática com o auxílio de equipamentos e ferramentas inovadoras.

A terceirização é, inclusive, o futuro da medicina ambulatorial. Cada vez mais corporações têm apostado nesse recurso, que tem se tornado um diferencial estratégico. A tendência de terceirizar tem como foco a profissionalização do serviço, que é prestado por uma parceira especializada. Visite nossa página sobre medicina ambulatorial e saiba mais sobre o serviço.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados