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O que mudou no eSocial

Você sabia que o eSocial passou por mudanças no ano passado? A plataforma, que já era utilizada para o envio das informações trabalhistas para o governo, foi otimizada. A proposta era trazer mais agilidade e praticidade para os empregadores e contratantes, a partir da criação de um sistema intuitivo e simples de ser usado.

Com as novidades, a unificação dos dados enviados tem como objetivo dinamizar o processo e continuar evitando qualquer tipo de fraude. Para as empresas, permanece o compromisso de envios idôneos e plenamente seguros na plataforma do eSocial. Se você tem dúvidas sobre o assunto, acompanhe o artigo que preparamos e saiba o que muda no seu negócio.

Aproveite a leitura!

As mudanças no eSocial na prática

Com as mudanças no eSocial, o mesmo recebeu no nome o complemento Simplificado, ou seja, trata-se de uma modernização da versão que já existia no país. Os empregadores ainda devem enviar inúmeras informações sobre os empregados, e as mesmas serão cruzadas pelo governo para garantir um processo confiável e transparente. Além disso, a plataforma substitui obrigações que já existiam, integrando os dados relativos a elas.

O eSocial Simplificado foi idealizado para eliminar a burocratização do sistema. Na prática, o novo layout ficou mais claro e com menos áreas a serem preenchidas, aliado a uma maneira mais simples de fornecer os dados solicitados. O uso apenas do CPF como ferramenta para identificar o colaborador é um exemplo da mudança realizada. O CAGED, por exemplo, é um dos deveres substituídos pela nova versão do eSocial.

Agora, os impedimentos para recebimento das informações enviadas são mais flexíveis, assim como os meios de declaração de pagamentos e remunerações. O número total de dados obrigatórios também diminuiu, a fim de tornar a experiência dos empregadores mais sucinta.

Outra mudança foi o aprimoramento da versão mobile do eSocial, acompanhando a otimização dos serviços disponíveis na web. Para uma gestão facilitada das informações que serão enviadas, a tecnologia surge como um recurso valioso. Quem tiver dúvidas, pode acessar a página e entrar em contato com o chatbot desenvolvido para o sistema.

O compromisso com a saúde e o bem-estar os colaboradores

Na quarta fase do eSocial, ganham destaque as informações corporativas sobre saúde e segurança no trabalho. Assim como os demais dados enviados, de caráter fiscal e previdenciário, é necessário reportar os dados relacionados às práticas que são realizadas nas companhias.

A partir desse novo modelo, a verificação dos envios será feita totalmente de forma digital. Para estar em dia com as obrigações, o primeiro passo é dar atenção aos programas de medicina nas organizações, além da avaliação de possíveis riscos à saúde dos profissionais. Das etapas prévias aos programas práticos, cada detalhe importa no momento da declaração.

Logo, as corporações devem fazer um levantamento atualizado da estrutura do local, bem como de agentes infecciosos e riscos físicos, químicos e biológicos. As particularidades de cada função também precisam ser observadas, como parte do envio do eSocial. Na sequência, cabe às organizações solucionar problemas que possam prejudicar o bem-estar dos trabalhadores.

Eliminar os riscos é a primeira opção e, quando não for possível, os gestores se encarregam do fornecimento de recursos para evitar doenças ocupacionais. Além delas, essa ação minimiza acidentes, afastamentos e tratamentos de saúde. Por fim, investir em medicina nas empresas evita multas previstas na lei vigente no Brasil.

Simplificação é uma ação de cuidado com quem trabalha

O eSocial, já existente no país, nasceu da necessidade de unificar e integrar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais referentes aos profissionais nas empresas. Desde o seu lançamento, as corporações se encarregavam de preencher os campos solicitados para a verificação dos dados.

Totalmente digital, o sistema tem em sua versão moderna ainda mais agilidade. Para os gestores, são menos obrigações e a ausência do preenchimento das informações que já haviam sido cadastradas previamente. Pagamentos e identificações dos colaboradores também são realizados com mais facilidade com o eSocial Simplificado, surgido em 2021.

No eSocial, as empresas são divididas em grupos e há sempre um calendário ao qual os gestores devem estar atentos. O cuidado com a saúde e a segurança dos profissionais, que se inicia com análise de riscos e mudanças na estrutura, também é parte da proposta da plataforma. Quanto mais simples o processo, menos fraudes e problemas ocorrem, beneficiando os próprios profissionais. Dúvidas? Deixe sua mensagem!

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