BLOG

Outubro Rosa nas empresas: como abordar o tema?

É preciso enfatizar a cada ano a campanha de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa nas empresas vem ganhando força ao longo dos últimos anos como parte fundamental das ações de controle. Afinal, a conscientização da doença deve ser abrangente, e as iniciativas no ambiente de trabalho reforçam o apoio e o alerta.

Na prática, o tema costuma ser trabalhado com materiais informativos e itens decorativos que remetem à campanha. Durante o artigo, você vai saber como o Outubro Rosa nas empresas pode ser desenvolvido de forma consciente e responsável, de modo a incentivar o autocuidado e os exames. Boa leitura! 

Saiba mais sobre a campanha

O Outubro Rosa surgiu a partir de um movimento ocorrido na década de 1990 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento visava arrecadar fundos para pesquisas de uma fundação que combate o câncer de mama. Com o passar do tempo, as ações ganharam força e hoje estão presentes no mundo todo.

Assim, o mês de outubro se tornou símbolo da conscientização e do apoio à busca por exames e consultas médicas. O diagnóstico precoce aumenta enormemente as chances de cura, o que mostra a importância do exame preventivo anual e, ainda, do autoexame.

Além disso, a campanha busca informar sobre o tratamento adequado, chamando a atenção, principalmente, do público feminino. O resultado é o aumento das iniciativas do Outubro Rosa nas empresas, com a disseminação de conteúdos informativos e troca de informações.

Outubro Rosa nas empresas

Mas, afinal, como desenvolver o Outubro Rosa nas empresas? É essencial engajar a equipe e incentivar a conscientização sobre as formas de prevenção e tratamento. Investir na discussão do tema é uma forma, ainda, de apoiar as colaboradoras e mostrar apoio à presença delas na companhia.

Mesmo de forma remota, é possível alcançar um público grande e levar adiante a reflexão sobre o assunto. Confira algumas ideias para desenvolver iniciativas simples e inclusivas na sua empresa durante o mês de outubro.

Aposte na cor rosa

A cor símbolo da campanha pode ser amplamente utilizada nas corporações de forma decorativa e consciente. Itens de decoração, iluminação rosa e até mesmo os laços que representam a campanha são meios de difundir o Outubro Rosa nas empresas.

Além disso, essas práticas mantêm a visibilidade da campanha na mente dos funcionários durante todo o mês. Essa dica pode ser aplicada em e-mails e postagens em redes sociais, a fim de alcançar quem não está presencialmente na empresa.

Distribua materiais informativos

A distribuição de materiais informativos é outro passo que promove o entendimento sobre a importância das ações preventivas. Os conteúdos podem ser impressos ou virtuais, em especial no caso de trabalhadores home office.

Busque difundir informações sobre o autoexame e as consultas médicas, que envolvem o exame preventivo anual. Muitas mulheres deixam de fazer a prevenção por descaso ou dificuldade de agendamento, e acabam deixando a análise de lado. 

Crie iniciativas de doação

O Outubro Rosa nas empresas pode ir além e envolver ações de apoio a pacientes que estejam em tratamento. Logo, por que não engajar sua equipe na coleta e doação de cabelos ou lenços, por exemplo?

São ideias simples, mas que destacam o impacto na doença no dia a dia e trazem mais qualidade de vida aos pacientes. Além disso, quem doa também se conscientiza sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Incentive práticas voluntárias de apoio

A presença em eventos de arrecadação, debates e hospitais são outra forma de transformar o Outubro Rosa em uma ação diferenciada. A equipe tem a oportunidade de conhecer a fundo como funciona a rotina dos pacientes, ou mesmo promover mais qualidade de vida a eles. Integrar o time a essa vivência voluntária é a melhor forma de utilizar o tempo de forma prática e atuar de maneira efetiva na campanha.

Saúde em primeiro lugar

O Outubro Rosa nas empresas envolve iniciativas como o uso da cor na decoração e em materiais informativos, que trazem destaque para a importância dos exames. O movimento surgiu no fim do século passado para apoiar pesquisas sobre o câncer de mama, e as ações podem ser presenciais ou virtuais. Movimentos de doação de cabelos e lenços são uma ideia para quem busca um impacto no cotidiano dos pacientes com câncer.

Além das ações relacionadas ao Outubro Rosa nas empresas, o ambiente corporativo deve priorizar iniciativas que promovam mais bem-estar aos colaboradores. Se você não sabe por onde começar, continue a visita em nosso blog e descubra a importância da saúde e segurança no trabalho.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados