Você sabe por que a medicina empresarial tem um impacto tão significativo na rotina corporativa? Indo muito além dos parâmetros da lei, o devido cuidado com a saúde ocupacional se reflete em toda a empresa. No entanto, a medicina do trabalho costuma trazer dúvidas na hora de ser implantada.
Por essa razão, a terceirização surge como uma solução viável e que agrega expertise ao processo. Com resultados lucrativos, a redução de custos é apenas uma das vantagens de terceirizar a medicina empresarial.
Ao longo do artigo, você vai descobrir o que deve ser considerado nessa escolha, além de saber mais sobre o trabalho da CID. Aproveite a leitura!
Por que a medicina empresarial importa?
A medicina empresarial é um dos pilares da prática da saúde, englobando as ações dentro do ambiente de trabalho. Com base na avaliação de riscos no local, podem ser feitas adequações para evitar acidentes e doenças ocupacionais. A estrutura do ambiente em si também importa nesse caso.
A premissa da medicina empresarial vai além da redução de problemas de saúde nas corporações. Afinal, a saúde do trabalhador garante mais produtividade e motivação, que se refletem na vivência na empresa. Portanto, cuidar da saúde do trabalhador é um passo humano e essencial, uma vez que impacta diretamente na sua qualidade de vida.
O que considerar na contratação?
Antes de escolher a empresa que vai ser responsável pela medicina empresarial, é preciso considerar alguns pontos. Já que as companhias terceirizam buscando redução de custos e simplificação dos processos, é necessário dar atenção ao contrato e às propostas.
A seguir, confira alguns aspectos que devem ser levados em conta para terceirizar os cuidados com saúde ocupacional.
Confira o quadro de profissionais
A medicina ocupacional é um assunto sério. Então, não deixe de conferir quem cuidará dos colaboradores. Avalie o quadro de profissionais, suas formações e registros, e tenha certeza de que as especialidades atendem a todas as necessidades da corporação. Esse passo é sinal de responsabilidade e cuidado com a saúde, de acordo com o segmento e a função dos colaboradores na empresa.
Dê atenção ao orçamento
O tipo de plano contratado também é determinante para a escolha da prestadora de serviço. Quando se fala em medicina empresarial, é possível pagar os exames separadamente ou inclui-los. A quantidade de funcionários, a frequência de exames e as práticas de saúde da empresa ajudam na hora de tomar essa decisão.
Avalie a estrutura
A estrutura oferecida pela prestadora de serviço diz muito sobre a qualidade da saúde ocupacional. Como serão realizados os atendimentos? Os espaços oferecerão todo o equipamento necessário? Certifique-se de que a estrutura está de acordo com as exigências da sua empresa.
Analise os protocolos
É preciso entender como funcionam os relatórios e as ações de saúde com a empresa que realiza o serviço. Compreenda o que está sendo cobrado e oferecido, e verifique se está de acordo com o que a companhia busca.
Os diferenciais da CID
No mercado há mais de 20 anos, a CID conta com mais de 250 funcionários especializados. Assim, a empresa garante todo o suporte necessário para a instalação e a manutenção de unidades de medicina do trabalho. O foco da CID é oferecer o serviço de saúde ocupacional voltado especificamente para o trabalho, e sua atuação está em mais de 10 estados brasileiros.
Mais do que médicos, a CID assegura a presença de especialistas em várias áreas, para suprir demandas específicas da medicina do trabalho. Enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas fazem parte da equipe e estão prontos para acompanhar de perto a saúde dos seus colaboradores.
Cuidado em cada detalhe
Saúde ocupacional é uma responsabilidade que pode ser terceirizada, incluindo instalações e os profissionais que atendem. Além dos custos, é preciso entender o que é oferecido e a estrutura contratada, a fim de alcançar as necessidades específicas da corporação. Referências são importantes, assim como especialidades médicas.
A CID tem experiência no mercado e assegura as unidades de saúde nas corporações, além de equipes altamente qualificadas. Quem opta por terceirizar a medicina do trabalho com a CID tem médicos, enfermeiros e profissionais especialistas à disposição.
A medicina empresarial deve ser conduzida detalhadamente, com ações e medidas cuidadosamente escolhidas. A CID é uma empresa preparada para oferecer exatamente o que a sua empresa busca, com qualidade, saúde e bem-estar a todos os colaboradores. Fale conosco e conheça nossas opções!