Dor nas costas é terrível e acaba com o dia de qualquer pessoa. Para quem trabalha na maior parte do tempo sentado, é uma agonia, pois você mexe dali e daqui e nada melhora. Atrapalha a produtividade, aumenta o mal humor e pode evoluir para problemas maiores. Em dados recentes do Ministério do Trabalho, a quinta maior causa de afastamento do trabalho é de dor nas costas.
Segundo o blog do Dr. Drauzio Varela, a dor nas costas é a principal causa de afastamento dos postos de serviços, ou seja, independente do tipo de leitura em cima desta enfermidade, entendemos que o problema é crônico e precisa de uma atenção e recomendações. Com o aumento do trabalho home-office, está enfermidade com certeza apresentou um agravamento.
Dor nas costas no trabalho: Por que acontecem?
Dor nas costas no trabalho tem por origem a má postura, condições de assento desconfortáveis e horas ininterruptas de trabalho, o que irá provocar uma tensão muscular. As causas também podem ser oriundas de stress, ansiedade e pressão psicológica.
Aprenda logo a seguir, exercícios para alívio de tensão muscular.
Quais exercícios fazer para melhorar a dor nas costas?
Levantar e alongar os braços erguendo-os para cima até sentir leves estalos, é um ótimo exercício de relaxamento – Faça por 30 segundos.
Cruze os braços. Estique o braço direito para esquerda de forma horizontal e realize pressão – 30 segundos. Execute o mesmo procedimento com o outro.
Estique os braços para frente com as palmas das mãos para cima. Faça o mesmo procedimento, agora com as palmas das mãos para baixo – Execute 30 segundos para cada um.
Se sentir que não está surtindo efeito, vamos logo a seguir, recomendar as melhores saídas.
Mesmo assim, as dores nas costas continuam: O que fazer?
Não tome remédio sem prescrição médica. Mesmo com as dores nas costas não melhorando com os exercícios acima, sempre opte pela prudência.
Busque inicialmente um clínico geral e talvez posteriormente um especialista, pois o primeiro vai avaliar as suas queixas e indicar o melhor caminho a ser seguido.
Mude seus hábitos, sente-se corretamente e comece a fazer exercícios físicos. Faça paradas do trabalho a cada 60 minutos, isto ajuda na prevenção de dores nas costas.
Conclusão
Aprendeu que a tensão muscular e a posição errada ao sentar-se e a posição em permanência por muito tempo provoca dores nas costas.
Os exercícios anteriormente apresentados, serão um grande aliviador.
Se não melhorar, procure um médico. Se a sua empresa precisa de um acompanhamento, mais próximo de profissionais de saúde para urgências e atendimento mais presente, converse com a CID. Em tempos de COVID-19 e home-office, você encontrará soluções para a sua empresa se enquadrar dentro das leis e bem-estar. Entenda melhor, conversando com um especialista.