Síndrome de Burnout é um problema de saúde que afeta muitos trabalhadores. Segundo matéria publicada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho em 2018, cerca de 30% dos brasileiros sofrem deste distúrbio. O órgão baseou-se na pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (Isma).
Segundo a psicóloga do Hapvida Saúde, Lívia Vieira em depoimento incluso nesta matéria, a Síndrome de Burnout afeta tanto os brasileiros, devido ao alto índice de demissões e competição acirrada no mercado. Neste conteúdo, vamos explicar a você de uma forma simples o que é, sintomas, tratamento e prevenção.
O que é Síndrome de Burnout?
Síndrome de Burnout é uma perturbação de ordem psíquica que caracteriza o esgotamento físico e mental, com origem na rotina profissional. Suas características estão ligadas a um estado depressivo que pode evoluir para quadros mais profundos e preocupantes. O dia a dia profissional com alta responsabilidade em impacto com um psicológico mais frágil, é um cenário propício para a formação da Síndrome de Burnout.
O significado da palavra “burnout” traduzida para o português, quer dizer “queimar algo até ao fim”. Partindo desta tradução, entendemos que é o consumo das últimas reservas de energia de um ser humano, ou seja, é muito preocupante.
Sintomas
Os sintomas da síndrome de Burnout incluem comportamento agressivo, ansiedade, ausências constantes no trabalho, mudanças bruscas de humor, problemas de memória e dificuldade de manter o foco. Quando isso acontece, é necessário ligar o sinal vermelho. Parar e se questionar as origens e a vida em sua volta.
Tratamento
Um tratamento não pode ser definido por uma via, mas uma atitude óbvia que o portador de Síndrome de Burnout deve ter é procurar um psiquiatra. Esse profissional, tem a capacidade de receitar um remédio que vai equilibrar o todo o organismo. As recomendações de medicação podem variar de acordo com a gravidade.
Siga as recomendações dos médicos psiquiatras e comece um tratamento sério e comprometido com a cura. Não siga, orientações que não sejam oficiais.
Prevenção contra a Síndrome de Burnout
Quando sentir os ataques dos sintomas em seu corpo, pare por um minuto. Peça afastamento das suas atividades por um tempo e reflita. Faça um mapa sobre a sua vida e realidade. Análise todos os pontos e mude os seus hábitos. Coloque exercícios físicos na sua rotina e procure práticas de terapias que possam tratar da sua saúde mental.
Pense na sua carreira e no prazer de trabalhar. Será que você está na profissão certa? Sente prazer em levantar todos os dias para ir para a luta? São decisões que você precisa tomar.
A CID cria conteúdos semanais para ajudar a sua empresa a crescer por meio da saúde. A saúde é o bem mais valioso. Acesse nosso blog, ajude os seus colaboradores.