BLOG

COVID  19: Precisamos falar sobre teletrabalho

Há 3 semanas no horário que costumeiramente saio de casa para ir trabalhar, em vez de descer até garagem e pegar o meu carro para me dirigir à empresa, atravessei com todo cuidado o movimentado corredor de casa, dei alguns passos e entrei no meu escritório, em poucos minutos já havia aberto a caixa postal  lido e respondido meus e-mail’s.

Pasmem, em pleno século 21 vivemos uma pandemia e para não sermos uma das vítimas do COVI19 somos obrigados a trabalhar em casa, sim em casa, graças aos avanços tecnológicos das ferramentas de comunicação à distância. 

As conversas entre funcionários e entre estes e a chefia se fazem por whatsappReuniões de negócios usamos o Zoom ou Skype, ajudam no fechamento de contrato, pois o uso de digitalização de documentos ajuda muito. O governo diz que o país ainda vai parar…

Na verdade eu não deveria me espantar com o home office, esse modelo de trabalho foi praticado na Idade Média por artesões que desenvolviam suas atividades em casa, usando ferramentas bem rudimentares, a Revolução industrial causou o fim dessa prática, agora em plena quarta revolução industrial o modelo retorna com a utilização das modernas ferramentas de TIC.

COVID-19 e o Home Office: A normatização do Teletrabalho 

O teletrabalho é normatizado pelo artigo 6° da CLT e no ano de 2017 foi editada a Lei 13467 que promoveu a reforma trabalhista em  seu artigo 75  passou a regulamentar o Teletrabalho, conferindo direitos e deveres de empregadores e empregados, para nortear a aplicação da prática do home office.

São inúmeras vantagens que o home office nos propicia, com ele não nos vemos em enormes engarrafamentos de trânsito que nos fazem perder horas preciosas de nossas vidas, se fizermos as contas deixamos em congestionamento em torno de 48 horas por mês ou seja 2 dias por mês, assustador, sem contar o stress e a sensação de insegurança, porque a qualquer momento poderemos sofrer um assalto o sermos vítimas de um “arrastão”, isso quando somos privilegiados de nos deslocarmos com nosso automóvel e o que dizer daqueles que usam o transporte público que perdem mais tempo ainda e as mulheres podem ser perturbadas por assediadores.

Benefícios do Home Office

Com a prática do home office podemos aproveitar o tempo perdido em convívio familiar, em lazer e melhorar nossa saúde fazendo atividades físicas, enfim melhoramos nossa qualidade de vida.

As empresas também ganham com essa modalidade de  trabalho e reduzem custos, poderão contratar o profissional talentoso que mora distante, reduzem o número e o tempo das reuniões, terá flexibilidade de montar uma equipe, para citarmos os benefícios mais relevantes.

As empresas para incentivarem o home office e motivarem os seus colaboradores nessa prática devem prover os equipamentos e ferramentas de TIC e participarem no rateio das despesas com provedores da Internet, lógico fica que elas   que para algumas atividades o funcionário não poderá arcar com despesas para aquisição de materiais de escritório e de impressão de relatórios e formulários.

COVID-19 e o Trabalho em Casa: O lado ruim do home office 

Porém nem tudo são flores, trabalhar em casa pode nos obrigar a uma severa disciplina, concentração e organização essas três virtudes farão com que tenhamos uma boa produtividade.

A disciplina nos levará a cumprir a jornada de trabalho sem avançarmos noite a fora para atingirmos os prazos e metas estipulados, temos de nos desligar literalmente de redes sociais, os celulares serão usados de maneira profissional para tratarmos de assuntos relacionados ao nosso serviço e   não perdermos tempo com acessos desnecessários a site para lermos as últimas do dia.  

Sem concentração e foco nos dispersaremos com choro de crianças, latidos dos cães dos vizinhos, o som alto do maldito radinho da diarista ou da televisão ligada para distração dos filhos entre outros barulhos da casa, os filhos terão que ser educados a respeitar o seu horário de trabalho.

Temos que organizar nossas atividades, nossa agenda diária indicará as atividades prioritárias, ao marcar reuniões on-line determinarmos  o horário de início e fim, se não perdemos tempo com frequentes intervalos na jornada de trabalho, em outras palavras, são as pequenas atitudes que tomamos para organizar nosso dia nos levarão a melhorar nossa rendimento.

Hoje temos muitas ferramentas de comunicação, o Skype, Zoom, Trello, Assana, Mural, Cucko, Wahtsapp, Telegram, lógico que teremos que escolher uma ou duas e usá-las com muito cuidado para não dispersarmos e  perdermos a concentração.

Não poderemos esquecer de tomar outros alguns cuidados que podem nos ajudar em nosso desempenho, vamos falar três hábitos saudáveis.

Posto de trabalho

Não devemos improvisar o posto de trabalho, o sofá e a cama não são locais para trabalhar, nos colocam em posições ruins que provocarão dores articulares e nas costas, câimbras, sem falar na preguiça e sonolência.

Os locais para a jornada de trabalho deverão ser arejados, bem iluminados não esquecer de limpá-los diariamente, jogando no lixo materiais inservíveis temos que evitar a bagunça.

Alimentação

Esse assunto requer atenção especial, quando estamos em atividade nos nossos escritórios da empresa obedecemos rigorosamente os horários das principais refeições seja o almoço ou a janta, o mesmo rigor teremos em home office nossa agenda se adaptará a um horário fixo para a refeição e também para um momento de descanso e relaxamento, não devemos comer grande quantidade ou alimentos de difícil digestão.

Durante o dia evitar a tentação de comer toda hora, não adquirir o péssimo costume de comermos guloseimas, como lanchinhos, bolachas, doces e bebidas açucaradas se não quisermos curtir a barriguinha protuberante.

Devemos lançar mão de frutas, sementes em pequenas porções para substituir os salgadinhos, docinhos e outras delícias.

Não nos esqueçamos de nossa hidratação, chás, bebidas hidratantes e água devem estar sempre à mão, nosso nível de hidratação está diretamente relacionado com nossa desempenho e produtividade.

Bebidas alcoólicas  

Bom profissional evita o uso de bebidas alcoólicas durante o trabalho, acreditamos que todos somos conscientes dos malefícios que o uso do álcool pode trazer para nossas vidas.

Ele reduz nossas capacidade de reação, altera o comportamento, prejudica nossa memória e perturba a funções motoras.

Fica claro que uso durante o trabalho deve ser evitado.

A CID além de uma empresa de sucesso, tem o prazer em informar. Leia mais dicas em nosso blog

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados