A prática médica remota com bases tecnológicas, a telemedicina, ganhou força com o agravamento da pandemia no último ano. Com isso, parte dos atendimentos periódicos ou urgentes passou a ser realizada de forma remota.
Esse cenário beneficia os cidadãos de modo geral e, também, as empresas. Afinal, a telemedicina se tornou uma opção para o acompanhamento da saúde dos profissionais, com benefícios que vão além da comodidade. Por isso, essa prática pode ser um diferencial no cuidado e no controle de sintomas e doenças.
No artigo que preparamos, você vai se aprofundar mais no assunto com alguns mitos e verdades popularmente difundidos na sociedade. Boa leitura!
Conheça a telemedicina e seus benefícios
O conceito de telemedicina diz respeito ao exercício médico realizado segundo as possibilidades proporcionadas pela tecnologia. Com isso, as inovações trouxeram as condições necessárias para atendimentos remotos. Assim, médicos e pacientes podem se comunicar por meio de chamadas de vídeo.
Além disso, toda a comunicação digital corresponde a diferentes vertentes da telemedicina. Aqui, cabe reforçar que esta difere da teleconsulta, uma vez que esse encontro virtual é apenas um dos meios de exercer a medicina digital. A troca de laudos e relatórios é outro exemplo, o qual independe das consultas.
O assunto se consolidou com a normatização da prática devido ao aumento dos casos de COVID-19 no país. Para aliviar a demanda presencial nos hospitais e clínicas, muitas consultas passaram a acontecer por chamada. A comodidade é um dos benefícios, somada à ausência de deslocamento e a facilidade de conexão em diferentes dispositivos, de qualquer local.
Mito ou verdade? Saiba mais sobre o tema
Chegou a hora de esclarecer algumas informações muito discutidas sobre a telemedicina. As vantagens pessoais e empresariais são indiscutíveis, como mencionado, mas ainda existem conceitos equivocados sobre esse método. Isso porque o hábito de frequentar consultas em clínicas e hospitais gera dúvidas, que muitas vezes não chegam aos profissionais.
A seguir, apresentamos algumas crenças muito repetidas por pacientes. Algumas delas merecem ser revistas, a fim de proporcionar mais conforto e cuidado com a saúde. Além disso, é importante que informações corretas cheguem aos pacientes e gestores das companhias pelo país. Confira!
1. A telemedicina se restringe a poucas especialidades médicas
Mito. Os atendimentos remotos já alcançam uma grande variedade de especialidades. Oftalmologia, cardiologia, nutrição, dermatologia, enfermagem e neurologia são exemplos. Consultas com psicólogos também se encaixam e podem ser adequadamente realizadas com o uso da tecnologia.
As ferramentas disponíveis atualmente expandiram as possibilidades, de modo a viabilizar diferentes tipos de atendimento.
2. A prática é confiável, do mesmo modo que a convencional
Verdade. Assim como as consultas presenciais, a prática remota segue os preceitos do conselho de ética e os mesmos procedimentos já conhecidos. Logo, os pacientes podem confiar no diagnóstico e na metodologia utilizada. No caso da medicina empresarial, acontece o mesmo: os atendimentos virtuais são cada vez mais utilizados para exames médicos e monitoramentos.
3. Apesar dos avanços, a telemedicina nem sempre substitui o encontro presencial
Verdade. Embora as possibilidades e o alcance sejam hoje muito superiores aos oferecidos anos atrás, a consulta tradicional continua sendo viável e essencial em alguns casos. Dependendo do tratamento e da sintomatologia, o contato físico se torna fundamental, ou mesmo a observação próxima auxiliada por instrumentos médicos.
4. A telemedicina só foi regularizada em meio à pandemia
Mito. No início do século, a medicina digital passou a ser regularizada no país. O que mudou em 2020, no entanto, foi a ampliação do tipo de atendimento realizado à distância. Agora, durante a crise do coronavírus, os profissionais podem até mesmo emitir atestados e receitas médicas no ambiente virtual.
Tecnologia a serviço da saúde
As consultas médicas virtuais tornaram os atendimentos simples mais práticos, além de facilitarem o acompanhamento regular em situações profissionais ou de doença. Com benefícios, essa prática é útil para auxiliar em diagnósticos e agilizar o uso de medicamentos, por exemplo. Hoje é possível encontrar profissionais de inúmeras especialidades que atendem de forma remota.
A telemedicina é uma modalidade que proporciona mais agilidade e conforto aos pacientes em tempos de pandemia. Embora não substitua as consultas presenciais em sua totalidade, esse recurso é muito funcional, inclusive, para as companhias. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog da CID e fique por dentro das informações sobre telemedicina.