Quando falamos de gestão ambulatorial temos que levar em consideração os diversos fatores que fazem dessa prática algo tão benéfico para as empresas.
Por exemplo: você sabia que é possível economizar dinheiro, ter um melhor controle dos gastos e ainda prevenir acidentes de trabalho? E tudo isso traz mais motivação e desempenho para o seu time de colaboradores?
Pois é. Vem ver de perto o que nós temos a falar sobre a gestão ambulatorial e as razões que fazem da CID uma escolha de sucesso para a sua empresa.
Fique confortável e aproveite a leitura!
O que é gestão ambulatorial?
O gerenciamento ambulatorial (ou a gestão ambulatorial) é uma forma de promover a saúde e a segurança dos funcionários. Também ajuda a melhorar sua qualidade de vida.
Esse tipo de assistência médica pode reduzir significativamente o custo dos cuidados médicos, porque resolve muitos problemas sem que o colaborador precise ir até uma clínica externa.
Qual é o objetivo da gestão ambulatorial?
O principal objetivo da medicina empresarial é manter a saúde e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Portanto, é necessário reduzir os riscos por meio de hábitos saudáveis e trabalhar para controlar e prevenir doenças crônicas.
A conscientização e o empoderamento dos trabalhadores são essenciais para o sucesso dessas iniciativas, especialmente no campo da prevenção.
A organização também deve estar preparada para ajudar os colaboradores em caso de acidente.
Como explicaremos neste artigo, mesmo as pequenas empresas devem ter kits de primeiros socorros, um espaço ambulatorial e contar com pessoas treinadas, capazes de fornecer esse tipo de atendimento.
Quais profissionais podem participar do atendimento ambulatorial?
A equipe ambulatorial pode ser composta por diversos profissionais, como clínicos, médicos ou especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas e até nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.
Os principais benefícios de uma gestão ambulatorial incluem:
- Controle de perdas;
- Aumento de produtividade;
- Redução do uso de salas de emergência;
- Gerenciamento das ausências por meio do controle ambulatorial;
- Controle de atestados médicos e uso razoável de assistências médicas;
- Realização de exames médicos ocupacionais in loco;
- Gerenciamento de casos fora da empresa, com o acompanhamento médico posterior – quando o colaborador sofre um acidente fora do ambiente de trabalho, mas pode ser atendido dentro da empresa.
Essas qualidades têm impacto direto no dia a dia organizacional. Veja.
Invista em precaução para seus colaboradores
Garanta a tranquilidade e o bem-estar dos colaboradores, colocando em prática um Plano de Benefícios Farmacêuticos (PBM).
Para os funcionários, o acesso a medicamentos é tão importante quanto o acesso aos cuidados médicos. A gestão ambulatorial por uma empresa terceirizada verdadeiramente qualificada inclui fácil acesso a diferentes medicamentos para seus profissionais.
Desta forma, o tratamento para problemas do dia a dia pode ocorrer sem problemas. A medicação é ministrada dentro da empresa, o que é essencial para a recuperação efetiva do paciente.
Vamos imaginar que um colaborador esteja sofrendo com dores de cabeça, ou uma profissional esteja passando por um período de fortes cólicas. A gestão ambulatorial garante que estes profissionais tenham um ponto de suporte interno.
A PBM oferece serviços especializados e personalizados para centralizar e monitorar cronogramas, ações e devoluções.
Os gestores têm mais tempo para focar na empresa
É preciso ressaltar que um dos principais benefícios da gestão ambulatorial é possibilitar aos gestores uma atuação estratégica na empresa com maior liberdade.
Ao delegar essas tarefas para empresas terceirizadas, capazes e preparadas, os administradores têm maior autonomia para desenvolver metas e estratégias favoráveis aos negócios.
Ou seja, os líderes estarão dedicados na manutenção de um ambiente de trabalho mais eficiente e inspirador, permitindo que os colaboradores estejam mais bem preparados para o desempenho das suas funções.
Como funciona o gerenciamento ambulatorial diário
Agora vamos conversar sobre como funciona este gerenciamento ambulatorial diário.
Na verdade, trata-se de um espaço localizado na organização, dedicado a prestar atendimento ambulatorial aos colaboradores em situações mais simples ou urgentes.
Seja por exigência legal ou por escolha da empresa, o atendimento ambulatorial em ambiente de trabalho traz sempre benefícios para os colaboradores e para a própria organização, portanto, vale a pena o investimento.
Se você está pensando em abrir uma clínica interna em sua empresa, precisará de equipamentos médicos hospitalares, uma pequena farmácia com remédios e alguns equipamentos.
Contudo, é muito mais prático, cômodo e direto, deixar que uma empresa cuide deste setor. Deixando a sua empresa livre para focar apenas no que importa: o bom desenvolvimento da sua marca.
Por que escolher a CID?
Com anos de experiência na gestão ambulatorial de diversas empresas. Equipes técnicas treinadas e atualizadas, equipamentos sofisticados e alto investimento em tecnologia e desenvolvimento profissional, a CID aposta na excelência.
Pois, quando falamos de saúde, não há espaço para menos do que o melhor.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.
Agradecemos a leitura e até a próxima!