BLOG

As principais dúvidas sobre terceirização ambulatorial

São muitas as dúvidas sobre terceirização ambulatorial, principalmente em relação aos aspectos legais. Com mais flexibilização e amplas possibilidades para os gestores, terceirizar se tornou uma opção para conter as despesas e garantir melhorias nos processos corporativos. No caso dos ambulatórios médicos, os contratos envolvem profissionais e recursos de alta expertise, o que demanda um cuidado a mais antes de assinar o contrato.

Afinal, como os profissionais terceirizados se relacionam com o espaço de trabalho já estabelecido? Existe algum dever por parte da contratante? Como funcionam os contratos? Se você tem interesse pelo assunto ou quer esclarecer dúvidas sobre terceirização ambulatorial para dar esse passo na sua organização, continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

Vamos lá?

As respostas às principais dúvidas sobre terceirização ambulatorial

A terceirização é uma saída comercial cuja eficiência pode se transformar em um diferencial competitivo para as instituições. O ponto de partida é um levantamento das reais necessidades e possibilidades do ambiente de trabalho, a fim de investir em soluções que realmente se convertam em resultados. Com essa análise, a terceirização pode ser um passo certeiro.

Existem diversos setores e atividades nas companhias que podem ser destinados a empresas terceiras. Mais do que apenas a aquisição de bens e serviços, o ambulatório representa uma terceirização que envolve a prestação de serviços no local, como um posto de trabalho. A partir dessa dinâmica, é comum que apareçam dúvidas sobre terceirização ambulatorial.

Terceirizar um ambulatório médico pode ser uma saída viável para a companhia, já que envolve expertise, suporte e uma parceria que auxilia na gestão empresarial. Além disso, mudanças nos planos e na estrutura deixam de ser burocráticas, como no caso de alteração das atividades exercidas e das necessidades específicas de saúde do local.

Confira as dúvidas sobre terceirização ambulatorial mais comuns entre os empregadores e as respostas a elas.

  • É possível contratar profissionais terceirizados diretamente?

Essa é uma das dúvidas sobre terceirização ambulatorial mais comuns. Não é possível fazer a contratação diretamente, já que para terceirizar é preciso envolver duas empresas. Logo, é necessário contratar um plano com uma companhia especializada em medicina empresarial para, então, contar com uma equipe multidisciplinar dentro dos parâmetros legais.

  • Quais os deveres relacionados à infraestrutura?

A empresa contratante tem o dever de garantir aos trabalhadores terceirizados a mesma estrutura que oferece aos demais colaboradores. Assim, essa obrigação compreende assegurar a mesma alimentação, o mesmo espaço físico para uso coletivo e as mesmas bases de segurança. Essa medida é fundamental para estabelecer igualdade e evitar acidentes de trabalho. As condições devem ser mantidas também durante atividades realizadas fora das dependências da companhia

  • Como funciona a disponibilidade do funcionário terceirizado para tarefas internas?

Se um trabalhador do ambulatório terceirizado estiver livre ou algum colaborador interno precisar se ausentar, os mesmos não podem trocar as demandas ou substituir a presença um do outro. Caso a empresa precise de um funcionário para uma tarefa, ainda que simples, precisa providenciar um contrato de prestação de serviços. A lei impede que um terceirizado contratado exerça atividades além das que foram previamente decididas.

  • De quem é a responsabilidade do registro na carteira de trabalho?

O registro é de responsabilidade da prestadora de serviços. Essa é uma das dúvidas sobre terceirização ambulatorial que surge com frequência, já que muitos gestores acreditam que se trata de um dever da contratante. A recomendação é analisar a reputação e a credibilidade da empresa de medicina empresarial, uma vez que o setor é primordial

  • Preciso mesmo terceirizar?

O segredo da terceirização é entender o planejamento estratégico da organização. Assim, não existe dever de terceirização, mas uma recomendação quando as finanças não trazem o resultado esperado ou, ainda, a qualidade de tarefas pontuais deixa a desejar. A melhor forma de otimizar a gestão empresarial e os serviços oferecidos aos clientes finais é terceirizar os segmentos necessários com a modalidade necessária. Entre as dúvidas sobre terceirização ambulatorial está a viabilidade da mesma, que depende da estrutura interna de medicina empresarial. O ideal é pesar as metas pendentes e a saúde dos colaboradores.

A terceirização é uma tendência

Terceirizar produtos e serviços é uma modalidade cada vez mais presente nas empresas. Isso porque os resultados financeiros são perceptíveis, além da qualidade do que é oferecido pela companhia parceira. Por essa razão, avaliar os detalhes do contrato é fundamental. Parcerias pouco viáveis podem comprometer o andamento dos processos e o objetivo final de quem contrata.

A contratante deve garantir toda a estrutura e respeitar os parâmetros legais, ao mesmo tempo que se beneficia com o suporte e a expertise dos profissionais terceirizados. Dúvidas sobre terceirização ambulatorial ou outros temas de medicina empresarial? Escreva sua mensagem!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados