Sua empresa realiza os exames complementares in company? A prática faz parte das ações corporativas com foco na saúde do trabalhador, que vão de ações específicas a ambulatórios. Sendo parte da legislação vigente no País, seu cumprimento se torna cada vez mais importante no dia a dia.
Além dos exames regulares, a opção por análises mais aprofundadas tem relação com aspectos individuais e desempenham um papel fundamental nesse processo. Se você ainda não conhece a importância dos exames complementares e tem dúvidas sobre realizá-los na própria empresa, continue a leitura e saiba mais.
Conheça os exames complementares
Diferentemente dos admissionais, demissionais e periódicos, os exames complementares impactam a saúde do colaborador de forma específica. Esse controle ocupacional é necessário para acompanhar de perto aspectos auditivos, visuais e outros. O mais importante é entender que o médico solicita esse tipo de atendimento de acordo com a ocupação exercida.
Por isso, a função desempenhada pelo colaborador, assim como o ambiente propriamente dito, têm peso para a decisão do profissional que pede análises extras. Logo, trabalhadores que estão constantemente expostos a ruídos altos, radiação e outros agentes podem realizar exames complementares para monitoramento de quadros existentes anteriormente ou não.
O cumprimento dessa medida é o principal apoio que o colaborador tem para ações preventivas e corretivas em estágio inicial. Com os exames rotineiros, os complementares determinam o diagnóstico e o protocolo a ser seguido. Para funções específicas, como citado, são tão importantes quanto quaisquer outros.
Audiometria, exames oculares, eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria são exemplos. São ações que analisam, respectivamente, audição, visão, coração, cérebro e o ar que sai dos pulmões. Já as radiografias e as coletas laboratoriais são abrangentes, trazendo dados imprescindíveis para resultados precisos e individualizados.
Por que realizar exames complementares?
Além dos benefícios mencionados anteriormente, pode-se destacar a relevância dos exames complementares do ponto de vista das obrigatoriedades legais. Afinal, eles são parte das demandas propostas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO, para as organizações.
Determinado pela Norma Regulamentadora 7, o programa contempla diferentes tipos de exames ocupacionais. Nesse sentido, os complementares auxiliam no controle da empresa com relação a sintomas e doenças ocupacionais recorrentes. Mais do que isso, o colaborador pode iniciar o tratamento adequado ou, ainda, mudar de função, caso seja necessário.
Isso porque, segundo a NR-7 e seu programa, as instituições têm o dever de promover a saúde ocupacional e preservar a integridade da equipe profissional. Assim, cada detalhe no bem-estar físico e mental do trabalhador importa. É aqui que entram os benefícios dos exames complementares.
A realização de exames in company
Você conhece essa modalidade de atendimento? Terceirizando os exames, a empresa recebe uma equipe com expertise e experiência para a realização dos procedimentos necessários. No caso dos exames extras, toda a estrutura é garantida pela companhia parceira, simplificando a realização dos protocolos para todos os funcionários de uma única vez.
As vantagens para quem contrata incluem a agilidade do retorno às atividades profissionais. Além disso, não há deslocamento por parte dos trabalhadores, trazendo comodidade. O profissionalismo ganha ainda mais valor com a equipe multidisciplinar indo até o posto de trabalho da empresa.
Terceirizar a saúde ocupacional é uma saída
Os exames complementares são solicitados quando o colaborador exerce atividades com exposição a agentes químicos, biológicos e outros. Sua função é conduzir o diagnóstico em conjunto com as ações periódicas, prevenindo problemas de saúde e oferecendo tratamento em estágios iniciais. Exames como espirometria, audiometria e eletrocardiograma são alguns exemplos.
Quando realizadas in company, essas ações de saúde se tornam mais ágeis e profissionais. Com uma equipe à disposição da empresa contratante, a estrutura e os materiais são fornecidos, eliminando a necessidade de deslocamento e a demora para retornar ao trabalho. A terceirização, portanto, é uma grande aliada das corporações para oferecer o melhor atendimento.
Que os exames complementares são uma etapa significativa na promoção da saúde ocupacional, não há dúvidas. O cuidado com sintomas e problemas de saúde é um diferencial para as empresas que buscam um espaço mais saudável e uma equipe mais produtiva. Leia nosso artigo sobre os diferenciais da CID na medicina do trabalho e saiba mais sobre o assunto!