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A importância da saúde na vida do colaborador

Já sentiu que os seus colaboradores estavam desmotivados? Há uma taxa grande de absenteísmo no seu time? Você perde talentos com facilidade para a concorrência? Então, hoje queremos lhe explicar a importância da saúde na vida do colaborador.

O que muitos empresários falham em perceber é: os problemas citados no início deste artigo nem sempre estão relacionados com salários, ou com a função de um trabalho em si. Muitas vezes, estes problemas acontecem apenas porque a empresa não investe na saúde do seu profissional.

No nosso artigo de hoje vamos trazer informações relevantes sobre este tema para que você saiba por que é importante investir em saúde e qual é o papel deste investimento na vida do profissional.

Fique confortável e aproveite a leitura!

A saúde na vida do colaborador 

As rotinas e processos de uma empresa dependem dos profissionais que atuam ali. Eles precisam manter um desempenho que garanta boas entregas e produtividade, mas para que isso seja possível é fundamental a organização se preocupar com a saúde dos colaboradores.

Toda a equipe precisa de boas condições de trabalho para a segurança, integridade física e mental. É dessa forma que prevenimos lesões, doenças e problemas que trazem limitações para os profissionais, afetando o clima organizacional e dificultando o engajamento e interação.

Cabe às organizações adotarem medidas e estratégias para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Neste artigo falaremos sobre a importância dessa estratégia para que os colaboradores estejam sempre saudáveis. Continue lendo e veja como isso beneficia não somente a eles, mas toda a empresa.

Por que manter a equipe engajada nas questões de saúde

Os benefícios de manter seus colaboradores engajados são muitos.  Dentre eles destacamos: a empresa ganha em imagem, fica mais preparada para a competitividade do mercado e, a vantagem mais significativa, a empresa ganha em lucros.

Para a empresa que prima pela saúde de sua equipe, a cada R$1,00 investido na promoção e prevenção da saúde do trabalhador, aproximadamente R$4,00 são gerados de retorno. 

Isto significa um lucro de cerca de 300% gerado com o aumento da produtividade e, principalmente, com a diminuição do número de faltas, atrasos ou trabalho em meio expediente que o trabalhador cometeria por motivo de saúde.

Nesta perspectiva, cuidar da saúde de seus colaboradores é uma forma concreta de mostrar a eles o quanto a empresa os valoriza e se importa com eles como pessoas e, não apenas como força de trabalho.

Qual é o investimento necessário para promover a saúde interna?

Os gastos com planos de saúde representam de 5% a 10% da folha de pagamentos de um pouco mais de um terço (36%) das empresas, o que o torna pouco sustentável.

O custo médico cresce com o passar dos anos, e os executivos se sentem pressionados a adotar medidas que amenizem a situação.

Embora o cenário seja negativo, as principais maneiras de ajudar a combater os crescentes aumentos nos custos são a prevenção e a disseminação de hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos e quantidade de sono.

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), realizada no ano passado, menos de 40% da população afirmou fazer alguma atividade física, o que é um fator muito preocupante.

Por isso, a gestão adequada das empresas, proporcionando ações de curto e longo prazo relacionadas à qualidade de vida dos funcionários são fundamentais para reverter esse cenário, principalmente no que diz respeito aos gastos com esse setor.

Veja também: Empresa de saúde ocupacional: vale a pena contratar?

Quais são os benefícios atrelados a este investimento na saúde?

Quando um funcionário está doente, é comum que ele se ausente do trabalho. Inclusive, esse é um direito, previsto na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que permite que o funcionário falte até 14 dias sem desconto no salário — desde que a sua ausência seja justificada com atestado médico.

Dentre os motivos de saúde que mais colaboram para as faltas está a gripe, enjoos e fortes dores nas costas. No entanto, ao cuidar da saúde do funcionário, é possível reduzir significativamente o número de absenteísmo, uma vez que sua equipe se sentirá melhor para realizar as atividades diárias.

Nesse caso, a sugestão é investir no acompanhamento mensal dos colaboradores, além de oferecer ambientes seguros e confortáveis para todos.

Esperamos que agora você tenha todas as informações de que precisa para compreender por que o investimento na saúde é tão importante para uma empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre este tema tão fundamental para o empreendedor moderno.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

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