BLOG

Como cuidar da saúde e da segurança dos prestadores de serviços temporários

A prestação temporária de serviços demanda cuidados na promoção de saúde e segurança no trabalho no ambiente da realização das tarefas. Com tais aspectos merecendo cada vez mais atenção, é preciso adequar sua empresa e oferecer o que é exigido pela lei. De exames a normas, cada detalhe interfere na experiência dos colaboradores.

Os principais objetivos são evitar acidentes e garantir mais bem-estar aos profissionais, evitando o surgimento ou agravamento de doenças. Para tanto, o ambiente precisa estar de acordo com as orientações. Sua empresa quer terceirizar esse serviço? A CID está preparada para te ajudar. Confira ao longo do artigo a importância de investir em um espaço mais seguro e como podemos te ajudar.

Boa leitura!

Saúde e segurança do trabalho temporário

Você sabe como oferecer níveis satisfatórios de saúde e segurança aos profissionais temporários? Mesmo com contratos curtos, o contratante deve se atentar à análise prévia de possíveis riscos e à adequação dos ambientes quando necessário. Na prática, as normas da SST se aplicam a todos os funcionários, mesmo aqueles que permanecem menos na companhia. 

Embora não sejam colaboradores permanentemente integrados à companhia, cabem medidas de responsabilidade legal. Assim, o gestor tem o dever de assegurar apoio médico, ambulatorial, refeições e as mesmas condições de trabalho em ambos os casos.

As exigências relacionadas à saúde e segurança no trabalho temporário se aplicam no espaço físico da empresa ou, ainda, ao local designado para o cumprimento das tarefas. Aqui, a NR-1 trata da implantação do PGR, o Programa de Gerenciamento de Riscos.

A partir dele, os gestores têm informações para conscientizar e orientar os trabalhadores temporários. Também é possível apurar as medidas preventivas necessárias, adequando a jornada de trabalho ao ambiente de um modo mais seguro e saudável.

Como colocar em prática?

Saúde e segurança no ambiente corporativo, mesmo nos casos de prestação temporária de serviços, envolve medidas preventivas e corretivas. Assim, é preciso levar em consideração alguns aspectos que vão da identificação dos riscos à realização de exames. São eles:

  • Levantamento dos perigos de variadas origens;
  • Oferecer medidas de prevenção específicas para cada ocupação;
  • Garantir treinamento aos profissionais temporários;
  • Custear exames;
  • Assegurar condições sanitárias adequadas;
  • Promover diálogo e conscientização.

O principal objetivo é evitar acidentes de trabalho, bem como possíveis sintomas e doenças que surgem com a exposição a agentes nocivos. Do mesmo modo que em situações cotidianas, rastrear riscos e promover um ambiente saudável faz parte dos deveres da empresa que contrata. O bem-estar tem se tornado uma tendência na gestão das equipes.

Além disso, é obrigatório o cumprimento das Normas Regulamentadoras que estabelecem parâmetros sobre saúde e segurança. A partir delas, as corporações devem seguir as exigências para ofertar o que é requisitado em todas as etapas trabalhistas. Em muitos casos, as companhias escolhem terceirizar esse serviço, a fim de garantir especialização e suporte.

Conte conosco!

A CID tem mais de 20 anos de experiência no mercado, oferecendo uma ampla gama de serviços relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ambulatórios, profissionais especializados, relatórios, adequação às normas e outras soluções estão à disposição dos gestores que optam por terceirizar.

No caso de trabalhadores de regime temporário, nossos serviços também se aplicam. Condições ideais de trabalho e produção são a nossa prioridade, da análise à adequação das mesmas. Nosso catálogo se destaca pela qualidade e pela vida como prioridade em cada suporte oferecido.

Bem-estar no trabalho é essencial

Nos tempos atuais, saúde e segurança têm se tornado cada vez mais importantes. A constante preocupação dos gestores com esses aspectos trouxe à tona a necessidade de buscar recursos humanos, tecnológicos e estruturais adequados às necessidades corporativas.

Os prestadores de serviços temporários se enquadram nas mesmas especificidades relacionadas à SST. Com o bem-estar e a segurança em destaque, é preciso estender a identificação de riscos, os treinamentos e as bases de trabalho seguro e protegido. Estar com as NRs em dia e oferecer condições sanitárias adequadas é outro dever das empresas contratantes.

Orientar e fornecer a estrutura necessária são as premissas para garantir saúde e segurança no trabalho temporário. A CID tem uma gama de serviços que engloba ambulatórios, profissionais, exames e legalização perante a lei. Quer conhecer as nossas soluções e saber o que podemos fazer pela sua companhia? Entre em contato e transforme sua medicina empresarial.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados