A presença de um médico na empresa traz inúmeros benefícios aos gestores e colaboradores. Além da melhor gestão de recursos financeiros, a promoção da saúde em ações efetivamente funcionais é um diferencial. A especialização dos profissionais é o ponto de partida para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, seguindo determinações legais e as que se referem à natureza do trabalho exercido.
A terceirização dos especialistas assegura mais qualidade na prestação de serviços, e mais equilíbrio financeiro. Trata-se de uma saída vantajosa para todos os níveis hierárquicos, em especial em tempos nos quais a saúde é tão importante nas companhias. A humanização nos processos trabalhistas nunca foi tão relevante e, ao longo do artigo, você vai saber como um especialista impacta a autoestima do colaborador.
Aproveite a leitura!
A presença de um médico na empresa e seus impactos
Você sabe qual a relevância da presença de um médico na empresa? Primeiramente, a logística das ações de saúde fica muito mais simples e eficiente. Com atendimentos no local de trabalho, não é mais necessário se deslocar, poupando tempo e recursos. Assim, o início de tratamentos também é mais ágil, um fator importante para a manutenção da capacidade produtiva.
A presença de um médico na empresa também é determinante em atendimentos de urgência, como no caso de acidentes de trabalho. A medida também é o melhor caminho para monitorar sintomas e doenças de perto, garantindo mais bem-estar a toda a equipe.
Existem organizações que optam pela instalação de um ambulatório em suas dependências mas, quando não é possível, um especialista presente no local é um passo viável. Consultas, exames e acompanhamentos se tornam cotidianos na companhia, promovendo um espaço que preza pela saúde não apenas na teoria e em campanhas anuais.
A presença de um médico na empresa compreende toda a dinâmica da terceirização dos profissionais, diminuindo as preocupações da corporação e os aspectos burocráticos. A prestadora de serviços tem a responsabilidade de alocar os médicos, organizar trocas de plantão e garantir o necessário de acordo com as necessidades de cada local.
Outro benefício é que a escolha dos médicos não precisa ser realizada pela corporação, eliminando toda a burocracia que envolve currículos e seleção. Logo, os recursos empresariais podem ser direcionados para outros segmentos, otimizando os resultados de forma geral.
O que muda no dia-a-dia do colaborador?
A presença de um médico na empresa afeta diretamente a maneira como o trabalhador se enxerga, além de sua capacidade produtiva. Isso se deve ao apoio oferecido pela corporação quando há um profissional da área médica à disposição da equipe em tempo integral, com foco em melhorias específicas.
Quando isso acontece, o time se sente mais seguro para desempenhar suas tarefas cotidianas, já que o suporte necessário é fornecido pelos gestores. Há, também, o aspecto da valorização dos profissionais por parte da companhia. Ações que mostram o quanto o colaborador é importante impactam na autoestima e na confiança do mesmo.
Afinal, a presença de um médico na empresa é parte de um conjunto de iniciativas de caráter humano, as quais mostram que o trabalhador não é só um número dentro da organização. Com isso, a motivação e o engajamento cresce, criando uma equipe confiante e saudável.
A qualidade do atendimento oferecido também é um diferencial para a rotina da companhia. Por se tratar de um patamar difícil de ser alcançado, terceirizar é uma alternativa que apresenta excelente custo-benefício. A iniciativa também promove um melhor uso do espaço e dos equipamentos disponíveis, o que transforma a presença de um médico na empresa em uma mudança definitiva.
A hora de dar atenção ao assunto é agora
As companhias têm o dever de ofertar condições adequadas de trabalho no que se refere a saúde e segurança, mas os impactos vão além dos parâmetros legais. Redução de acidentes e atestados, diminuição do absenteísmo e menos rotatividade dos profissionais são exemplos. Investir em suporte médico é um meio de elevar a confiança e a satisfação do trabalhador com a sua ocupação.
Além da presença de um médico na empresa, existem outras medidas que transformam de vez a relação entre colaboradores e gestores. O contato cada vez mais humano é uma tendência, já que os resultados são percebidos em todas as esferas corporativas. Por isso, nossa pergunta é: o que a sua companhia tem feito? Deixe seu comentário!