BLOG

Problemas de produtividade? Conheça a medicina empresarial

A terceirização da medicina empresarial compreende contratar uma empresa especializada para conduzir as atividades relacionadas ao cuidado com a saúde na vida do colaborador. Os benefícios incluem o acompanhamento de sintomas e doenças, com agilidade e excelência do diagnóstico ao tratamento. A companhia também consegue reduzir os custos, alcançando resultados em outros segmentos corporativos.

Além disso, terceirizar é um passo que eleva a medicina empresarial a um nível de profissionalização que impacta profundamente os resultados corporativos. Profissionais efetivamente saudáveis são motivados e capazes para uma performance com concentração total no que fazem. Isso porque motivação e produtividade dependem diretamente do bem-estar dos profissionais, como será explicado ao longo do artigo.

Boa leitura!

Como funciona a terceirização da medicina empresarial

A terceirização da medicina empresarial impacta todos os níveis hierárquicos das corporações. Uma das principais ações é a presença de profissionais de diversas especialidades médicas e enfermeiros, fundamentais para a realização de exames periódicos. O atendimento emergencial também se fortalece, evitando prejuízos maiores em caso de acidentes ou mal-estar.

Quem terceiriza, tem à disposição médicos e todo o necessário para a estrutura do ambulatório. Além de exames, é possível realizar consultas médicas e ações sazonais, com todo o suporte que a tarefa exige. A terceirização da medicina empresarial também envolve a adequação da companhia às normas regulamentadoras, promovendo mais bem-estar.

A produtividade no ambiente profissional

Você sabe por que a terceirização da medicina empresarial é uma aliada da produtividade dos colaboradores? Quando as organizações profissionalizam seus recursos de saúde, promovem um acompanhamento mais humano e diferenciado, cuidando verdadeiramente de seus profissionais. Saúde é um conceito global, e pessoas realmente saudáveis têm melhores condições para desempenharem suas tarefas.

Por isso, a qualidade de vida no setor pessoal tem interferência na produtividade do trabalhador. Saúde física e emocional é sinônimo de equilíbrio, aspecto também proporcionado por jornadas de trabalho que não sejam demasiadamente extensas. Se o profissional tem sua saúde prejudicada, com quadros de estresse e exaustão, por exemplo, sua performance cai. Em muitos casos, o absenteísmo cresce no ambiente de trabalho.

As doenças ocupacionais são responsáveis por inúmeros afastamentos, faltas e afetam a motivação do colaborador. Se sentindo deixado de lado pela empresa, é comum que esse profissional perca o engajamento e diminua seu nível de produtividade. Por isso, a terceirização da medicina empresarial é importante e faz diferença no dia-a-dia, com resultados perceptíveis.

Quando o trabalhador consegue acompanhar sua saúde de perto, tem diagnósticos rápidos e evita doenças físicas e emocionais. Logo, o mesmo tem os meios necessários para manter a produtividade elevada. Mais do que isso, a medicina empresarial também aborda o comprometimento do local de trabalho com as normas regulamentadoras estabelecidas.

Juntas, elas determinam regras que protegem a saúde do colaborador durante seus turnos de serviço. A terceirização da medicina empresarial proporciona um espaço mais seguro e saudável, evitando doenças causadas por agentes tóxicos, problemas ergonômicos e outros. Fisicamente protegidos, cuidar do aspecto mental é o próximo passo, tão importante quanto.

A presença de um médico na empresa também mostra o quanto o bem-estar da equipe importa. Iniciativas como essa, se caráter humano, influenciam a maneira como o colaborador se enxerga dentro da empresa. Com uma perspectiva de coletividade e suporte, o trabalhador consegue desempenhar suas tarefas com mais interesse e motivação.

As condições de trabalho importam, e a saúde é uma delas

A saúde no ambiente ocupacional depende da avaliação e adequação da estrutura de trabalho, além de uma rotina que respeite condições satisfatórias de bem-estar. Ouvir o feedback de quem trabalha também auxilia os gestores a encontrarem as melhores soluções. Junto a esses passos, estão práticas como a instalação de um ambulatório médico para ações preventivas e emergenciais.

A terceirização da medicina empresarial é o melhor meio de profissionalizar as medidas que vão da presença de profissionais à legalização do ambiente diante das normas regulamentadoras vigentes no país. Contratar uma empresa especializada no segmento evita custos desnecessários e auxilia no monitoramento dos níveis de saúde física e mental dos colaboradores. Quanto melhor o profissional se sente, mais produtivo ele se torna. Isso acontece porque motivação e engajamento influenciam enormemente o quanto se produz e a qualidade do serviço oferecido. Se você busca elevar a produtividade da sua equipe, confira nosso artigo sobre terceirização da medicina empresarial. Dúvidas? Escreva sua mensagem!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados