BLOG

Por que a medicina empresarial é a melhor escolha também para as pequenas empresas?

A medicina empresarial, hoje, é uma das ferramentas que mais traz dúvidas aos gestores quando se fala em qualidade de vida nas empresas. Não é segredo o quanto o bem-estar dos colaboradores interfere no trabalho realizado, já que a saúde física e emocional tem relação direta com performance e motivação.

No entanto, nas companhias menores, costuma existir a crença de que a medicina empresarial é assunto das grandes corporações. Afinal, para as pequenas empresas é relevante aplicar uma política de saúde adequada e específica, que leve em consideração as necessidades de cada local. Confira, ao longo do artigo, mais informações sobre o assunto.

Aproveite a leitura!

O crescimento da medicina empresarial nos dias atuais

Nos últimos anos, a preocupação com a saúde nas empresas tem aumentado. Isso porque as rotinas atribuladas e a exposição a agentes nocivos compromete o bem-estar físico e mental das equipes, o que se desdobra em problemas maiores para as companhias.

As novas perspectivas sociais ajudaram a medicina empresarial a ganhar mais importância nas corporações. Com a pandemia de COVID-19, as ações com foco em saúde ganharam mais força, mesmo para colaboradores que trabalham remotamente. A tecnologia, por sua vez, trouxe mais agilidade e eficiência às iniciativas realizadas.

A medicina empresarial, na prática, corresponde aos serviços relacionados não apenas a exames médicos mas, também, a todo o planejamento necessário. Aqui, pode-se destacar a análise de riscos, os ajustes que neutralizam os mesmos, as campanhas de conscitientização e alerta e o cuidado com trabalhadores adoecidos. Fornecer o apoio necessário à equipe e os recursos exigidos de acordo com a realidade de cada empresa são passos essenciais.

Vale ressaltar que a medicina empresarial pode ser, ainda, terceirizada. Quando as companhias não sabem como colocar tirar tais medidas do papel, buscar uma companhia especializada ajuda a profissionalizar a medicina no local de trabalho. Assim, fica mais fácil encontrar os recursos ideais e ter resultados diferenciados.

Saúde nas pequenas empresas

A medicina empresarial é importante para todos os tamanhos de companhia. Em muitos casos, existe dúvida já que o número de funcionários e o espaço físico são menores, o que não é um problema. O fundamental é adaptar as práticas de saúde nas empresas às necessidades e riscos presentes no ambiente, considerando as particularidades de cada função.

Para as corporações menores, investir em medicina empresarial é uma opção muito viável. Isso porque as soluções possíveis são diversas, o que permite encontrar serviços por custos menores. Além disso, independente do tamanho da empresa, cuidar da saúde dos colaboradores é dar atenção ao que as organizações têm de mais precioso.

Mesmo com quadros reduzidos de profissionais, incentivar ações de cuidado, monitoramento e conscientização é o melhor caminho para equipes saudáveis e engajadas. Quando se pensa em ausências, licenças e doenças ocupacionais, a perda provisória ou permanente de colaboradores impacta profundamente as dinâmicas trabalhistas. De fato, a medicina empresarial ajuda nos resultados da sua empresa.

Outro detalhe para nas organizações pequenas é a ampla possibilidade de investir em prevenção. Atualmente, essa se tornou uma das palavras-chave quando se pensa em saúde, uma vez que prevenir é mais apropriado e menos custoso para as companhias. Portanto, os benefícios para organizações grandes e pequenas são os mesmos, mas o impacto negativo de não fazer o investimento é mais elevado para as últimas.

Esse é o momento de revolucionar as práticas de saúde da sua empresa

Optar por programas eficientes e específicos de medicina empresarial é o melhor meio de garantir mais saúde aos profissionais nas empresas. As companhias menores, ao contrário do que se pode pensar, também têm nesse investimento uma saída para potenciais problemas. Logo, trata-se da melhor escolha para todos os tamanhos e modelos de negócio.

No caso das companhias de tamanho reduzido, acertar no investimento é primordial para o equilíbrio financeiro. Assegurar uma rotina mais saudável também evita números expressivos de absenteísmo e licenças reduzindo, também, os custos com tratamentos. A rotatividade dos profissionais diminui, e a qualidade da produção aumenta. Assim, os benefícios são inúmeros.

Não adianta apenas investir em medicina empresarial. É preciso que as iniciativas adotadas sejam avaliadas e se transformem em resultados práticos, pois saúde é assunto sério. Quer que a sua pequena empresa tenha políticas mais saudáveis e colaboradores motivados? Em 2022, é hora de dar esse passo. Saiba porque vale a pena terceirizar com  CID e surpreenda-se!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados