BLOG

Grupo 2 do eSocial devem enviar as informações sobre Segurança e Medicina do trabalho

O eSocial é a plataforma de unificação de dados enviados por parte das empresas. Agora, no início de 2022, começou outra etapa para o grupo 2: é o momento de organizar os dados a respeito das práticas de saúde e segurança no trabalho. É fundamental estar de olho nas datas para não se atrasar e cumprir as obrigações, legalmente e no dia a dia.

Não é segredo o quanto a medicina do trabalho é essencial para mais bem-estar, produtividade e segurança. Além disso, enviar as informações devidas é um dever legal nas companhias. Por isso, terceirizar passa a ser uma alternativa e nós, da CID, estamos à disposição para oferecer soluções inovadoras e customizadas para o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os nossos serviços? Continue a leitura!

Vamos lá?

O eSocial e suas implicações

O eSocial foi criado pelo governo como uma ferramenta para unificar as informações enviadas pelos gestores. Se antes esse processo era burocrático e descentralizado, com o eSocial as empresas enviam todos os dados na mesma plataforma, em etapas.

O envio dos dados também é organizado de acordo com a divisão das companhias em grupos. Essa divisão funciona segundo o faturamento corporativo, que é o fator determinante para a aplicação do calendário. Nesse momento, o eSocial chega à última etapa das informações referentes ao grupo 2: as relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

Aqui, são obrigatórios os mais variados dados sobre avisos de acidentes e licenças médicas, condições de trabalho e exames médicos. Vale ressaltar que os agentes nocivos identificados no local devem sempre ser enumerados no eSocial, pois essa é parte das obrigações. Ainda que cada um deles seja neutralizado com políticas adequadas, a identificação deve ser mantida.

No monitoramento da saúde entram os exames e necessidades complementares, sempre de acordo com o vínculo estabelecido entre o profissional e a empresa. Essa é a premissa para o levantamento também dos riscos presentes, que tem relação direta com análises especializadas do local e as devidas adequações.

Para o grupo 2, o envio dos dados de SST teve início no dia 10 de janeiro. O calendário do eSocial, embora tenha sido considerado um adiamento das datas, se manteve.

Precisa de ajuda com o envio de informações?

Para se adequar às exigências do eSocial, é preciso separar todas as informações referentes a cada etapa. No caso de saúde e segurança do trabalho, a CID se destaca na promoção de ambientes mais seguros e com práticas padronizadas, ideais para prevenção.

Para nós, a regularização da medicina nas corporações é a melhor forma de evitar doenças ocupacionais, acidentes e problemas com o governo. Ao enviar adequadamente o eSocial e cumprir os deveres relacionados a saúde e segurança, sua empresa oferece um espaço mais adequado de trabalho e ainda evita a aplicação de multas. 

A seguir, saiba como podemos te ajudar.

Conheça a CID

Com décadas de expertise no segmento de medicina do trabalho, a CID é uma empresa com soluções focadas em saúde e segurança. A implementação de programas adequados auxilia na promoção de mais bem-estar no ambiente corporativo, independente das declarações no eSocial.

Além disso, terceirizar possibilita análises mais aprofundadas das condições de trabalho, bem como do levantamento de adaptações necessárias. Com a CID, você consegue oferecer aos colaboradores um espaço profissional mais seguro e adequado às mais variadas ocupações. Contar com uma companhia especializada traz tranquilidade no dia a dia e adequação total às normas e leis vigentes no país.

Quer dar esse passo em 2022? Conte conosco!

Entre em contato com a CID e saiba mais

Um dever das organizações é dar atenção ao calendário do eSocial. Após o envio dos dados referentes aos aspectos previdenciários, fiscais e empregatícios, o grupo 2 chega à etapa de saúde no trabalho. Quando se fala em medicina e segurança, destacam-se informações sobre exames e monitoramento, avaliação de agentes nocivos e aviso de acidentes, por exemplo.

Se a sua empresa pertence ao grupo 2, atenção: o prazo para envio dos dados de SST ao governo já está em vigor. Terceirizar com a CID é sinônimo de confiança e serviços modernos, pensados exclusivamente para as suas necessidades. Para enviar as informações ao eSocial e transformar de vez a saúde na sua corporação, entre em contato e solicite seu orçamento. Esperamos você!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados