Não é segredo o quanto a saúde empresarial, quando bem estruturada, impacta a qualidade de vida nas corporações. Afinal, as práticas que têm como foco o bem-estar dos colaboradores interferem diretamente em aspectos como produtividade, motivação e engajamento.
Exatamente por isso, é comum que os gestores tenham dúvidas na hora de implementar protocolos realmente eficientes. Ao longo do artigo, você vai saber mais sobre o assunto, e vai conhecer dicas valiosas para tornar a saúde empresarial uma referência no seu negócio.
Acompanhe a leitura até o fim!
Saúde empresarial: cada vez mais importante para as instituições
A saúde empresarial é um dos pilares mais importantes de todas as empresas. Isso porque ela diz respeito a diversas dinâmicas corporativas, já que as organizações também conseguem benefícios notáveis com colaboradores mais saudáveis. Embora pareça se tratar de um custo adicional, o que se vê é um investimento com retorno garantido.
No entanto, para que a saúde empresarial proporcione os resultados esperados, é preciso que a estratégia adotada esteja de acordo com as particularidades de cada companhia. Atendimentos bem desenvolvidos, especialmente os que utilizam os dados envolvidos como base para evitar doenças ocupacionais, são o ponto de partida para ambientes mais saudáveis.
Dicas práticas para implementar a saúde empresarial na sua empresa
Hora de conhecer os segredos dos procedimentos estratégicos de saúde empresarial nas companhias. Tão importante quanto dar atenção a esse aspecto é investir de forma consciente e assertiva, a fim de otimizar o retorno. Vale lembrar que estratégias bem definidas são a base para as mudanças necessárias em todas as empresas, pois guiam os investimentos e indicam os caminhos para evitar sintomas e problemas de saúde.
Se você tem dúvidas ou quer aprimorar a saúde empresarial da sua organização, confira as dicas que selecionamos:
- Avaliar as reais necessidades
As particularidades da sua empresa devem ser rigorosamente avaliadas antes da implementação de estratégias de saúde empresarial bem-sucedidas. Cada negócio possui suas particularidades quanto à natureza das ações desenvolvidas, bem como ocupações e riscos ocupacionais. Assim, considerá-los é primordial para escolher protocolos viáveis e funcionais para cada caso.
Além disso, essas informações são úteis para decidir quanto a ambulatório médico, especialidades médicas e tipos de atendimento disponíveis, por exemplo. O mesmo se aplica a convênios médicos.
- Conscientizar os colaboradores
A conscientização dos colaboradores é uma etapa muitas vezes esquecida pelos gestores. Porém, para a implementação de recursos de saúde viáveis, dar ênfase ao uso que os profissionais fazem das ferramentas disponíveis é um diferencial. Aposte em campanhas e materiais que esclareçam dúvidas e reforcem a importância do cuidado e do acompanhamento de possíveis sintomas e problemas de saúde.
- Humanizar o atendimento
Uma das principais vantagens de uma boa estratégia de saúde empresarial é a humanização no atendimento. Essa é uma de nossas dicas, já que permite a implementação da ferramenta de modo mais eficiente no dia a dia. Ao considerar parâmetros individuais e coletivos e dar atenção exclusiva a cada caso, as equipes de saúde conseguem insights valiosos e garantem o suporte necessário aos trabalhadores.
- Terceirizar as práticas de saúde empresarial
Uma alternativa para a sua empresa é a terceirização de soluções de saúde. Com ela, uma companhia prestadora de serviços se encarrega de oferecer o que for preciso em cada caso, da estrutura física aos especialistas envolvidos. Logo, há redução de custos e profissionalização das práticas de bem-estar. O resultado é uma equipe mais saudável, apoiada por gestores mais tranquilos e soluções que se ajustam a cada necessidade.
- Verificar os resultados obtidos
Além de conduzir os processos de saúde empresarial mencionados, os resultados obtidos são um excelente indicativo do caminho a seguir. Basta utilizar os dados relacionados a sintomas e doenças, bem como aqueles sobre grupos de risco, ocorrências frequentes e frequência de atendimentos, por exemplo. Assim, é possível aprimorar as práticas que estão em andamento, adaptando-as ainda mais ao seu negócio.
Cuidar da saúde é garantir qualidade no trabalho
A estratégia mais adequada de saúde empresarial depende de diversos fatores. Entre eles, as necessidades da sua organização, a construção de atendimentos humanizados e o uso de dados para análise são exemplos. Desse modo, o cuidado com a saúde passa a ser uma referência para consultas e exames futuros, evitando casos de recorrência e afastamento. Os benefícios da terceirização ambulatorial são um exemplo viável para muitos casos.