BLOG

7 coisas que você não sabia sobre saúde empresarial

A saúde empresarial é determinante para todos os processos que ocorrem nas corporações. O assunto vem ganhando força entre as atuais prioridades dos gestores, especialmente devido às novas configurações de trabalho que surgiram em meio à pandemia. A prevenção de sintomas e doenças, mais uma vez, é o ponto central da temática.

Com uma necessidade maior de solucionar problemas no espaço de trabalho, as companhias têm buscado meios de monitorar e controlar agentes nocivos. Além disso, o cuidado humanizado com a saúde também se destaca, mostrando o quanto o tema é relevante e extenso. Continue a leitura e conheça 7 coisas que muitos não fazem ideia sobre saúde empresarial.

Aproveite a leitura e saiba mais!

A saúde empresarial em 7 informações preciosas

Com o destaque para as práticas de saúde empresarial nos dias atuais, são inúmeras as possibilidades de oferecer melhores condições aos trabalhadores. Você sabe o que é ser saudável no trabalho? Assim como em outras esferas da vida, é preciso mais do que não adoecer. O bem-estar no local de trabalho impulsiona, inclusive, o senso de valorização sentido pelos profissionais.

Confira o que poucas pessoas conhecem sobre o tema:

  1. Está no dia a dia dos colaboradores

Se você acha que a saúde empresarial é algo distante da rotina dos profissionais, saiba que o seu negócio, ao investir nela, cuida dos trabalhadores diariamente. Atenção à ergonomia e a realização de ginástica laboral são exemplos, já que evitam dores e problemas de saúde causados pelo estilo de trabalho desenvolvido. Nas empresas, esses são passos que minimizam diversos tipos de incômodo e otimizam a jornada do colaborador.

  1. Impacta a produtividade

A medicina nas instituições tem relação direta com a qualidade do serviço prestado pelos colaboradores. Afinal, quanto mais valorizados e saudáveis eles se sentem, mais motivação e engajamento passa a existir. Com isso, a produtividade cresce e os números da companhia se beneficiam de maneira abrangente.

  1. Não é só ambulatório médico

Muitas pessoas acreditam que um ambulatório médico nas dependências da empresa é o que sustenta a saúde empresarial. Esse é o seu caso? Na verdade, considerando-se a abrangência do próprio conceito de saúde, é possível entender que, no âmbito das corporações, ela envolve outros aspectos. Entre eles, estão programas e protocolos adequadamente elaborados, campanhas específicas e monitoramento dos colaboradores.

  1. Envolve parâmetros legais

As conhecidas Normas Regulamentadoras são obrigações referentes a detalhes de saúde e segurança nas empresas. A partir delas, cabe a elaboração de programas relacionados, por exemplo, a ergonomia e verificação de riscos presentes no local.  Os benefícios à saúde podem ser facilmente percebidos com ambientes mais seguros e saudáveis.

  1. Pode ser amplamente digital e tecnológica

A tecnologia é um diferencial em todas as práticas de saúde e, com as corporações, não é diferente. Uma tendência para esse ano é justamente o uso de diversas plataformas e sistemas que facilitem diagnósticos e tratamentos. A integração de informações e a comodidade proporcionada acabam com a necessidade de grandes deslocamentos ou ausências do posto de trabalho.

  1. Se estende a ações de orientação e conscientização

Bons programas de saúde empresarial incluem exames preventivos e acompanhamento dos profissionais, que se inicia com as devidas orientações a cada caso. Campanhas de conscientização e o treinamento adequado são parte das iniciativas de combate a sintomas e doenças ocupacionais.

  1. Pode ser terceirizada

Todos os pilares da saúde empresarial podem ser terceirizados. Assim, os empregadores conseguem resultados mais efetivos e profissionais, já que existem companhias prestadoras de serviços do segmento. A terceirização também é uma aliada da redução de custos.

A hora de investir em saúde é agora

Os benefícios de boas práticas de saúde nas empresas são inúmeros. Mais do que ambulatórios médicos, medidas cotidianas de cuidado e prevenção são fundamentais. Os resultados podem ser percebidos na qualidade do trabalho realizado, além da redução do número de profissionais doentes e afastados por questões médicas. Legalmente, o cumprimento dos deveres propostos para saúde e segurança ainda evita penalizações.

Investir em saúde empresarial, como mencionado, é o ponto de partida para rotinas mais produtivas e rentáveis. A conveniência trazida pelos serviços disponíveis atualmente, muito relacionada à tecnologia, impacta diretamente a prevenção de lesões e acidentes durante o trabalho. Acompanhar as condições físicas e mentais dos colaboradores é, mais do que nunca, um dever. Terceirizar a medicina da sua empresa é sempre uma opção.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados