Muitas pessoas têm dúvidas sobre o ambulatório médico dentro da empresa e quais os benefícios dessa medida. Afinal, não há dúvidas sobre o quanto um ambiente ocupacional saudável e inclusivo faz a diferença no cotidiano dos colaboradores. E mais: esse detalhe é sentido em toda a companhia. Isso acontece porque o bem-estar do colaborador afeta a produtividade, já que se relaciona com aspectos como motivação e engajamento.
Logo, é preciso saber como funcionam os aspectos legais e de que forma uma equipe profissional dentro da corporação pode fazer a diferença. O cuidado diário importa, e a prevenção, também. Acompanhe o artigo que preparamos sobre o assunto e descubra por que essa iniciativa vale a pena para os gestores em geral, além das vantagens para os trabalhadores. Boa leitura!
As obrigatoriedades de saúde ocupacional
O ambulatório ocupacional não faz parte das exigências legais quando se fala em saúde do trabalho, ao contrário de outras ações já conhecidas. As normas vigentes no País dizem respeito à obrigatoriedade de exames médicos para trabalhadores CLT e programas voltados a um ambiente saudável e seguro.
Assim, a Norma Regulamentadora 7 compreende o PCMSO, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. A partir dele, as empresas podem desenvolver ações guiadas e específicas para a promoção de mais qualidade de vida dentro do ambiente ocupacional. Aqui, pode-se entender justamente o valor de uma equipe multidisciplinar dentro da companhia, já que cada cargo tem suas particularidades.
Apesar disso, o ambulatório médico dentro da empresa surge como um benefício por si só. A existência desse recurso profissionaliza o atendimento e oferece todo o cuidado necessário aos colaboradores. A seguir, você vai descobrir quais os benefícios dessa prática no cotidiano dos trabalhadores e para a organização, já que a gestão do processo pode ser otimizada.
Quais os benefícios do ambulatório médico dentro da empresa?
O ambulatório ocupacional agrega inúmeros benefícios às corporações. Esses diferenciais não se vinculam apenas ao cuidado com a saúde em si, mas também às ações preventivas. Portanto, o resultado é um ambiente mais seguro e com menor incidência de situações perigosas de variadas origens.
Desse modo, os exames médicos e o acompanhamento de quadros e doenças de caráter crônico se tornam mais rápidos, eficazes e frequentes. A presença de profissionais é um ponto de destaque no ambulatório médico dentro da empresa, pois essa equipe pode ser multidisciplinar.
Na prática, existe um controle maior por parte da empresa. A gestão do ambulatório ocupacional garante mais atenção aos atestados, afastamentos e doenças, o que reduz o absenteísmo nas companhias. Logo, a produtividade aumenta ao mesmo tempo em que os colaboradores recebem um cuidado mais específico com a saúde, de forma individualizada.
Outro detalhe importante é o aspecto preventivo. Com especialistas à disposição e o acompanhamento constante, é possível o estabelecimento de ações preventivas diárias, e mesmo campanhas direcionadas. Além disso, muitos problemas de saúde mais graves podem ser evitados com essas ações.
Terceirizar surge como uma solução para as empresas que têm interesse no ambulatório, mas não sabem como colocá-lo em prática. Assim, o investimento permite gestão facilitada e a confiança nos profissionais que integram a equipe, sem deixar de lado a humanização no atendimento.
A terceirização da medicina do trabalho
A legislação exige o cumprimento de demandas relacionadas a exames médicos e ações voltadas à promoção de saúde e segurança no trabalho. O ambulatório médico dentro da empresa é uma medida a mais, que proporciona atendimento rápido e permanente. Esse espaço é ideal para a realização de consultas, exames, acompanhamentos e ações preventivas.
A equipe multidisciplinar transforma a rotina de saúde em procedimentos rápidos, sem a necessidade de deslocamento ou ausências. Mais do que isso, a própria gestão de prontuários se torna mais efetiva, contribuindo para a redução do absenteísmo. A prevenção e o controle dos quadros de saúde dos profissionais evitam doenças e melhoram a produtividade do grupo.
Desse modo, o ambulatório médico dentro da empresa é um passo a mais para quem busca ofertar mais qualidade de vida no espaço de trabalho. Por isso, terceirizar é uma opção que alia profissionalismo e tranquilidade às organizações. Confira nosso artigo sobre os diferenciais da CID e saiba como essa escolha pode transformar a sua companhia!