Você sabe qual é o impacto de investir em medicina do trabalho? Primeiramente, muitos pensam na qualidade de vida do trabalhador. Apesar de esse ser, de fato, um aspecto positivo, cuidar da saúde no ambiente profissional vai muito além. Por isso, a terceirização desse tipo de prática médica se tornou uma opção viável para as companhias, dos ambulatórios aos exames propriamente ditos.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, especialmente devido às novas exigências surgidas com a pandemia de COVID-19, continue a leitura e saiba mais. Boa leitura!
O que é saúde ocupacional?
A medicina do trabalho tem relação direta com o quanto o ambiente ocupacional é saudável. Nesse sentido, vale lembrar que esse detalhe interfere diretamente na motivação, no engajamento e nos resultados obtidos pela equipe. De forma específica, trata-se de um cuidado físico e emocional.
A saúde ocupacional é o segmento que atua no espaço profissional. Desse modo, suas ações têm como objetivo prevenir doenças, acidentes de trabalho e o agravamento de quadros pré-existentes. Logo, o pressuposto para a prática da medicina do trabalho é a identificação de riscos.
Essa análise permite o remanejamento de trabalhadores e a adequação do local às normas existentes. Além disso, investir nesse tipo de atendimento médico reduz custos: os afastamentos diminuem, assim como as licenças médicas. Legalmente, a medicina do trabalho também minimiza questões relacionadas a multas e processos judiciais.
Juntos, esses são fatores que impactam positivamente na imagem da empresa e na satisfação dos profissionais que fazem parte da equipe. O resultado é um time mais motivado e engajado, melhorando a qualidade do serviço oferecido e otimizando a produtividade. Com o apoio dos gestores, o trabalhador rende mais e se sente parte do todo.
Esse é o momento de pensar em como anda a medicina do trabalho na sua companhia. Afinal, nenhum tópico vem ganhando mais destaque do que a saúde em todos os segmentos. Nesse ponto, surge uma dúvida comum: vale a pena terceirizar para melhores resultados? Confira a resposta a seguir.
Terceirização da medicina do trabalho: saiba como funciona
Terceirizar acaba sendo uma saída para muitas organizações, uma vez que apresenta vantagens operacionais e financeiras. Assim como outros tipos de terceirização, o primeiro benefício a se destacar é a condução da medicina do trabalho por profissionais especializados.
Desse modo, é possível contar com uma equipe multidisciplinar e que, de fato, entenda das questões relacionadas à saúde. Mais do que isso, a realização de exames médicos se torna mais frequente e ágil, com padronização dos prontuários. O acompanhamento com especialistas em casos de emergência também é um diferencial.
A medicina do trabalho terceirizada também alivia as despesas de quem opta por substituir um espaço já existente na empresa. Com isso, os custos diminuem direta e indiretamente. A redução dos níveis de absenteísmo, por exemplo, é destacável. Em outras palavras, a companhia toda se beneficia da medida: o ambiente se torna mais saudável, assim como a equipe.
A mudança pode ser sentida desde os exames de admissão, que são imprescindíveis segundo a lei. No dia a dia, o gerenciamento ofertado pela terceirização é o aspecto que guia decisões mais acertadas na organização. O ambulatório médico, por sua vez, é relevante para atendimentos de primeiros-socorros e medicações, também sendo necessário dentro das empresas.
Que tal assumir o compromisso de promover saúde e bem-estar?
Dar atenção à medicina do trabalho é uma das medidas adotadas pelas corporações que buscam impactos positivos na rotina dos colaboradores. Como mencionado, esse cuidado pode ser preventivo, de monitoramento e facilita a realização de exames médicos. Com isso, há a diminuição das doenças ocupacionais e dos acidentes no espaço profissional.
Terceirizar é uma alternativa que vale a pena. Isso porque os benefícios desse recurso vão além das finanças. De fato, as despesas são reduzidas e mais bem direcionadas na companhia, potencializando os lucros. Contar com um time especializado garante mais precisão nos resultados, além do acompanhamento frequente de quadros e problemas de saúde. A medicina do trabalho é um dos principais passos para os gestores que buscam oferecer saúde e segurança, além da melhora na produtividade, por exemplo. Portanto, deixamos aqui nosso convite para que a sua empresa coloque diariamente em prática ações que fazem toda a diferença. Siga o LinkedIn da CID, confira dicas e saiba mais sobre o assunto.