Neste dia do trabalho, temos muito o que pensar. Em tempos de Covid-19, a economia sofreu um grande “baque”, o que fez muitas empresas fecharem as portas. Muitos funcionários que gozavam de uma certa segurança, hoje não enxergam mais um norte para as suas carreiras, mas por trás de toda a crise tem uma possibilidade de reflexões para melhorias e novos rumos.
Para aqueles que mantém o seu cargo até o presente momento, trata-se de uma vitória. O home-office para quem tem está possibilidade, ajudou na manutenção de suas atividades. Mas temos que ressaltar: O olhar para o trabalhador informal, precisa ser mais atendo.
Dia do Trabalho e um olhar atento ao trabalhador informal
Dia do Trabalho é uma data importante para se discutir sobre melhorias, evoluções e novos rumos para o trabalhador, mas o serviço informal precisa receber reconhecimento e ações que orientem e auxiliem as pessoas que optam por este caminho. Orientações, treinamentos e auxílios para este trabalhador, são ações bem-vindas e essenciais para a consolidação deste tipo de serviço no país. Com a popularização do MEI, surge um incentivo para aqueles que desejam criar independência de contratos formais. Muitos destes, podem também criar vínculos com empresas além do CLT, como PJ (Pessoa Jurídica), uma oportunidade de aumentar o seu alcance profissional com experiências ligadas a marcas com CNPJ.
Home-office, Covid-19 e o empreendedorismo digital
O home-office surgiu como uma opção para muitos trabalhadores na preservação diante da pandemia de Covid-19. No tocante ao aspecto de modelo produtivo para empresas, para muitas instituições não teve grandes impactos nas atividades regulares de seus funcionários, pelo contrário, em alguns casos até melhorou a produtividade e a comunicação de muitos trabalhadores. Para outras empresas, é óbvio que se caracterizou problemas nos processos de produção, mas isso se deve a vários fatores como característica do serviço, perfil do funcionário e segmentação da empresa. Em relação ao empreendedorismo digital, escancarou-se uma oportunidade para estruturação de novos negócios individuais e possibilidades de renda extra.
Saúde do Trabalhador e os novos avanços
Hoje, a telemedicina tornou-se uma opção viável, rápida e eficiente para os funcionários serem atendidos em horários mais tranquilos em seus trabalhos. A medicina a distância, dispõe de recursos que facilitam a comunicação e a resolução de alguns casos. Com o desenvolvimento de um sistema inteligente que esteja integrado ao dia-a-dia, facilidade de manuseio e atendimento posterior complementar, a consolidação de uma plataforma de saúde para o trabalhador, inteligente, integrada e bem monitorada, podemos dizer que temos um grande avanço neste setor e melhorias na saúde e produtividade do funcionário, ou seja, uma formula que pode ser complementar do atendimento presencial, uma assistência necessária.
Quer saber como ajudar o seu funcionário em tempos de crise? Leia o seguinte texto: Covid-19 e o pós – quarentena: Como lidar com a saúde mental dos colaboradores.