Em tempos de Covid-19, precisamos repensar alguns casos relacionados ao contexto profissional. Algumas coisas, precisam mudar e você como gestor de uma empresa, precisa estar atento. Vão aumentar o número de pessoas com problemas psicológicos. No ano de 2019, segundo o Ministério da Saúde, 33 milhões de reais foram destinados a ações de estímulos a tratamentos do tipo.
Com este problema de pandemia, o confinamento traz consequências a saúde mental. Muitos trabalham em casa e até gostam disto, mas e os momentos de lazer externo? Convívio social e o contato com o mundo exterior? Tudo isto influi na saúde mental. Vamos mostrar para você, como lidar com a saúde mental dos seus colaboradores, em tempos de covid-19 e o pós – quarentena.
Tempos de Covid-19 e pós – quarentena: Tome decisões com calma
Na era do Coronavírus e confinamento, os efeitos na mente humana são catastróficos. Mesmo com todos os esforços em manter uma rotina saudável de trabalho e de convivência com a família, os estragos a longo prazo podem ser permanentes. Por isso, antes de qualquer decisão de diminuição de salário, afastamento e demissão, ofereça todo o suporte, acordos e segurança para o seu atual colaborador não entrar em uma situação difícil que vai piorar ainda mais o psicológico dele. Pense em tudo com calma antes de qualquer decisão. Em um momento de incertezas para muitas empresas, o lado humano deve ser levado em conta.
Apoie sempre o seu funcionário
Mostrar apoio ao funcionário em momentos de insegurança pós-quarentena é colocar o lado humano acima do profissional. Tem que separar as coisas, pessoal e profissional, mas a necessidade de ajudar o seu colaborador dentro das vias possíveis é uma demonstração de valores elevados. O momento é difícil e precisa de uma sensibilidade mais aguçada por parte dos gestores e recursos humanos. O negócio necessita ser salvo, obviamente, mas se a necessidade de mandar o funcionário embora for inevitável, volto a repetir, ajude o seu colaborador no que for possível. Precisamos auxiliar uns aos outros em tempos de covid-19.
O Coronavírus pode reformular o seu negócio
Toda a crise trás oportunidades. O coronavírus mudou a rotina de muitas empresas. O home-office se tornou uma necessidade para a sobrevivência das empresas, mediante ao vírus que ameaça a saúde do mundo todo. Veja, as fraquezas do seu negócio. Como o home-office pode otimizar tempo e aumentar a demanda de produtos e serviços? Pense, comece a colocar em pauta uma nova forma de conduzir as estratégias da sua empresa. Será que não é melhor considerar reuniões presencias para organizar aspectos de trabalho? Pois bem, admita que o mundo mudou e o modo como trabalhamos.
Agora, você tem muita coisa para pensar sobre Covid-19 e os pós – quarentena e como lidar com a saúde mental dos seus colaboradores. Até uma reformulação do seu negócio pode contribuir para isso. Tomar decisões com calma e apoiar os seus colaboradores são essências para administrar a crise.
Sabia que o número de ataques violentos contra mulheres em casa aumentou? Leia mais em: COVID-19 e a violência doméstica.