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Como funciona a gestão de saúde corporativa?

A gestão de saúde corporativa sempre esteve presente nas empresas com os melhores resultados do mercado. Afinal de contas, são os colaboradores os verdadeiros responsáveis pelo sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Então, nada mais justo do que investir na saúde destes profissionais e garantir que eles tenham todas as condições necessárias para que exerçam bem suas funções.

Hoje nós trouxemos um artigo que trata exclusivamente da gestão de saúde corporativa. Mostrando suas qualidades, seus pormenores e até mesmo formas de implementar essa estratégia.

Será um texto leve e direto, sem termos técnicos desnecessários, ou linguagem complexa. Nosso intuito é passar a mensagem da forma mais direta possível


Então, vejamos o que nós podemos falar sobre gestão de saúde corporativa. Fique confortável e aproveite a leitura.

O que é gestão de saúde corporativa?

Para começar, vamos lembrar que o plano de saúde é um dos benefícios comumente oferecidos por grande parte das empresas brasileiras, além de ser algo muito valorizado pelos trabalhadores. Mas essa estratégia sozinha não é uma gestão de saúde corporativa.

Ainda assim, quem é gestor sabe que o custo com a saúde corporativa costuma ser bem alto. Como se não bastasse, os reajustes constantes dos planos tornam esse investimento cada vez mais caro para o empregador.

Em um momento como o que estamos passando, que nos desafia a encarar problemas e encontrar soluções para um cotidiano mais saudável, é preciso entender. É importante que as empresas reflitam sobre como está o ambiente de trabalho para seus colaboradores a fim de desenvolver uma gestão corporativa efetiva.

Ou seja, a gestão de saúde corporativa trata do colaborador antes mesmo que o plano de saúde precise. Já que há um cuidado paulatino em garantir que todos os profissionais estejam bem física e mentalmente. 

Como funciona a gestão de saúde corporativa?

Basicamente, a gestão de saúde corporativa diz respeito às ações que uma empresa realiza a fim de promover e incentivar o bem-estar de seus colaboradores.

O convênio de saúde, apesar de necessário, não deve ser o único benefício oferecido como suporte à saúde dos profissionais. Isso porque na lógica da gestão de saúde corporativa, a principal iniciativa deve ser a consciência e prevenção para o bem-estar.

Então, são feitos exames corriqueiros, também são oferecidos cursos e treinamentos para que os colaboradores saibam quais são as melhores práticas.

Tudo faz parte do guarda-chuva da saúde corporativa

Diferente do conceito aplicado há alguns anos, a saúde corporativa consiste em promover ações que visem ao bem-estar dos colaboradores. O objetivo é garantir a qualidade de vida dos profissionais — uma abordagem que contempla mente e corpo.

Assim é o entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, ser saudável significa estar em “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Por isso, é algo que vai além da ausência de enfermidades e afecções.

Nesse contexto surgiram outros conceitos relevantes, como qualidade de vida no trabalho. Juntas, essas propostas foram responsáveis por mudar a visão de colaboradores e empresas. Hoje, a atuação é muito mais preventiva do que emergencial.

Vantagens da Gestão de Saúde Corporativa

A saúde corporativa traz três grandes vantagens:

  • a redução de custos;
  • o desenvolvimento do capital intelectual;
  • o fortalecimento da imagem da empresa. 

O primeiro é percebido à medida que o número de casos de doenças e faltas diminui e o nível de satisfação dos colaboradores cresce, fortalecendo a prosperidade da empresa.

O segundo dá-se no momento em que a força de trabalho se desenvolve integralmente (física, emocional, mental, intelectual, profissional e pessoalmente).

Já o terceiro é percebido pelo reconhecimento do mercado. A empresa passa a ser vista com mais credibilidade, respeito e empatia. Portanto, a sua cultura organizacional ganha força e admiração. 

Essas três vantagens também se desdobram em outras, que são:

Menor quantidade de ausências e afastamentos

Absenteísmo e presenteísmo são sinônimos para as faltas no dia de trabalho. Acontece que o primeiro se define pela falta do colaborador, enquanto o segundo se traduz pela ausência mental.

Ou seja: o colaborador está presente, mas ausente na busca por resultados e crescimento individual.

Além disso, temos os afastamentos que podem ocorrer por diversos motivos, como:

  • estresse acumulado;
  • acidentes de trabalho;
  • ansiedade e outros distúrbios psicológicos;
  • pressão interna por metas inatingíveis;
  • assédios dentro da empresa;
  • competitividade desleal.

Por sua vez, o foco em gestão de saúde corporativa mostra que esses problemas ocorrem com menos frequência. E, consequentemente, reduzem os índices de ausências e afastamentos.

Perceba, ao investir em uma gestão de saúde corporativa eficaz você estará trazendo benefícios para, literalmente, todos os setores da empresa. Uma vez que estará cuidando do bem mais precioso de toda organização: seus profissionais. 

Quer saber mais sobre gestão de saúde corporativa? Acesse o nosso site. Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.


Agradecemos a leitura e até a próxima. 

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