Na teoria apresentada pelo psicanalista Erik Erikson (1902 – 1994), parte da formação psicológica de um indivíduo vem do meio social em que convive. A mente humana trabalha como uma esponja, absorvendo experiências positivas e negativas do ambiente. Dentro deste processo, a química cerebral manda comandos para o sistema nervoso, impactando em todo o seu corpo.
Entende-se que o transporte do ambiente de trabalho para o espaço doméstico, para algumas pessoas pode ser um fator de agravamento das enfermidades oriundas das doenças ocupacionais psicossociais.
Neste texto, você vai saber quais serão as doenças ocupacionais mais comuns, causas e como prevenir.
Quais serão as doenças ocupacionais mais comuns?
O ESTRESSE é o motor que faz progredir muitas doenças ocupacionais, como:
Acidentes de trabalho
Baixo desempenho
Gastrite
Úlcera
Pressão alta
Depressão
Fuga do Trabalho
Fadiga
No momento, o Teletrabalho tem contribuindo para o surgimento de algumas doenças ocupacionais citadas, mas com o retorno ao serviço presencial, muitos problemas psicossociais podem ser agravados pela carga trazida dos momentos de confinamento, porém existem causas mais profundas e que vamos expor para você.
Quais as causas dos problemas psicossociais?
Uma série de fatores psicológicos desencadeia um desequilíbrio emocional. Estes desequilíbrios, por si só, tem o poder de provocar uma série de problemas de ordem psicossocial, sendo eles:
Desmotivação
Chefes ao invés de líderes que inspiram
Trabalho repetitivo
Tarefas que atravessam a faixa das 8 horas e atropelam a vida pessoal
Fobia de errar e ser despedido
Exigência de concentração mental além do limite humano
Ambiente pesado e com alto teor negativo
Impossibilidade de crescimento profissional
As causas apresentadas são determinantes para o surgimento de problemas psicossociais. Uma delas, pode ter um impacto negativo na sua vida, pois vão minando as chances de ascensão profissional e de saúde para viver da melhor maneira possível.
Como prevenir tudo isso!?
Como prevenir?
Para prevenir doenças ocupacionais psicossociais, a empresa precisa mover ações para promover o bem-estar do trabalhador, como programas de saúde e lazer interno. Valorizar o individuo com premiações, benefícios e possibilidade de crescimento profissional através de políticas internas que reconheçam o valor e a virtude que ultrapassa o básico, é uma forma de valorização.
O funcionário precisa se cuidar com acompanhamentos médicos, boa alimentação e exercícios físicos para liberar bons hormônios para o corpo, ou seja, precisa fazer a sua parte para evitar complicações para a saúde.
Espero que este texto, possa ter ajudado no entendimento dos problemas psicossociais no pós pandemia. Para mais dicas de saúde no trabalho, acesse o nosso blog e acompanhe nossas matérias.