Laudo ergonômico é uma prova importante tanto para empresa como para o trabalhador. Análise ergonômica está associada ao mesmo universo e com peso equivalente.
Ambos têm ligação com o conforto do trabalhador e a uma estruturação dentro da empresa para dar as melhores condições para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Estabelecimento de parâmetros e adaptação de uma estrutura de trabalho são pontos que não devem ser ignorados por gestores de recursos humanos que devem olhar também para o lado psicológico e físico dos colaboradores.
Neste texto, vamos tratar sobre laudo ergonômico e análise ergonômica e as principais diferenças.
Continue a leitura para entender melhor.
O que é laudo ergonômico?
Um laudo ergonômico é uma prova que mostra perante aos órgãos competentes da lei do trabalho, em caso de processos de litígios, as condições de serviço do colaborador, levando em conta se são adequadas ao porte físico e psicológico do mesmo e se a sua segurança não está sendo ameaçada. Tudo deve estar alinhado dentro de uma ciência lógica de saúde e bem-estar.
O laudo ergonômico é como se fosse uma fotografia do estado atual de trabalho do indivíduo, que pode servir para guiar as autoridades reguladoras em suas conclusões. Por exemplo, trabalhadores que manuseiam máquinas e equipamentos sem um suporte a sua volta que garanta a sua proteção física e por que não psicológica, podem mover ações contra empresa.
Análise ergonômica: Do que se trata?
Análise ergonômica é um documento que precisa ser cedido periodicamente para mostrar se o ambiente de trabalho está adequado com relação a leis e normas que visam a segurança, bem-estar e saúde do trabalhador em relação ao manuseio de máquina, equipamentos e objetos em um espaço de trabalho.
Este documento, tem a característica de prestar conta aos órgãos reguladores de leis que definem as condições ideias para um ambiente de trabalho. Os acidentes dentro de um ambiente de trabalho são muito comuns, infelizmente e muitos empresários acabam sofrendo por conta de multas e até processos.
Quais as principais diferenças entre laudo ergonômico e análise ergonômica?
O laudo ergonômico é um registro do atual momento do trabalhador em relação ao seu principal instrumento de trabalho e a análise ergonômica é um documento de caráter periódico e com obrigação de ser fornecido pela empresa de forma atualizada. Trabalhos com máquinas pesadas e com risco maior para o trabalhador, tende a ter uma exigência mais contundente neste sentido.
Mas para a sua empresa em que o trabalho se desenvolve dentro de um ambiente de escritório com o uso de computadores, impressoras, cadeiras e mesas, carece também de uma atenção nesta questão ergonômica, pois com um posicionamento adequado e ajustes pontuais do ambiente, a produção pode crescer e muito.
Gostou deste conteúdo? Alguma parte não ficou muito clara para você? Entre em contato com um especialista em laudo ergonômico e analise ergonômica. A CID terá o grande prazer em ajudar.