RETOMADA DE ATIVIDADES PÓS PANDEMIA
Introdução
Publicaremos neste espaço as principais orientações e recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde, que devem ser adotadas pelas empresas quando da retomada de suas atividades tanto na área industriais como na administrativa.
Como assunto é longo e com diversos detalhes dividiremos nossa publicação em quatro partes a serem divulgadas em dias consecutivos durante esta semana, acreditamos que dessa maneira o material ficará completo e sua leitura não será enfadonha e cansativa.
A linha mestre a ser seguida quando da retomada das atividades decorrente da paralização das atividades devido a pandemia de COVID 19, será adotar os seguintes procedimentos antes do retorno:
a) assegurar a adoção das medidas de prevenção;
b) higienizar e desinfectar o local de trabalho, as áreas comuns;
c) reforçar a comunicação aos funcionários; e
d) implementar triagem dos funcionários, garantindo o afastamento dos casos confirmados com doença em atividade, casos suspeitos e contatantes de casos confirmados da COVID- 19.
Triagem Diária
A empresa deverá dispor nas entradas álcool a 70% ou álcool gel, preferencialmente em totem de acionamento por pedal, para higienização manual antes de entrarem ao recinto da empresa.
Todos funcionários, terceiros e visitantes só poderão entrar na empresa usando máscaras de proteção e após a higienização das mãos com álcool gel a 70%.
Triagem na entrada do estabelecimento em todos os turnos de trabalho, através da medição de temperatura corporal por infravermelho, antes que os funcionários iniciem suas atividades, inclusive terceirizados e visitantes.
Todos funcionários e terceiros deverão responder ao questonário abaixo todos os dias, em caso de resposta POSITIVA À PERGUNTA UM ou resposta positivas dois ou mais sintomas serão encaminhados ao serviço médico ou ao convênio para avaliação do quadro clínico e conduta de prevenção.
QUESTIONÁRIO DE TRIAGEM
- Você teve contato próximo com alguma pessoa testada positiva para COVID-19 nos últimos 14 dias?
( ) Sim* ( ) Não
Deverá ser encaminhado ao serviço médico
B. Você apresentou algum dos seguintes sintomas nas últimas 24 horas?
- Febre
( ) Sim** ( ) Não
- Calafrios
( ) Sim** ( ) Não
- Falta de ar
( ) Sim** ( ) Não
- Tosse
( ) Sim** ( ) Não
- Dor de garganta
( ) Sim ( ) Não
- Dor de cabeça
( ) Sim ( ) Não
- Dor no corpo
( ) Sim ( ) Não
- Perda de olfato e/ou paladar
( ) Sim** ( ) Não
- Diarreia
( ) Sim ( ) Não
**
Sintomas importantes, encaminhar ao serviço médico
Medidas prevencionistas
Os funcionários deverão receber orientação para adotarem hábitos prevencionista, a empresa efetuará essa orientação através de meios eletrônicos ou uso cartazes de mural, pessoalmente através de diálogo de segurança evitando aglomeração e mantendo distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Recomenda-se que as empresas reforcem as medidas de prevenção da doença, orientando os funcionários, terceiros e visitantes a respeito de diretrizes como:
1. Distanciamento social;
2. Uso correto das máscaras e troca frequente;
3. Higiene das mãos;
4. Limpeza do ambiente de trabalho de acordo com orientações da Vigilância Sanitária;
5. Etiqueta Respiratória;
6. Evitar levar as mãos ao rosto, nariz, olhos;
7. Não compartilhar toalhas e outros objetos pessoais;
8. Usar copos descartáveis para beber água de bebedouros;
9.Evitar aglomeração em vestiários;
10.Informar formas de contágio, sinais e sintomas e cuidados necessários para redução da transmissão no ambiente de trabalho e na comunidade.
Precisa de mais informações sobre a retomada das atividades pós-pandemia? Leia mais em: RETOMADA ÀS ATIVIDADES PÓS-PANDEMIAS-ROTINAS DIÁRIAS