BLOG

Entenda a importância dos exames periódicos

Os exames periódicos fazem parte das obrigatoriedades corporativas, bem como da rotina dos trabalhadores no País, independentemente da função. Mas, afinal, sua importância se dá apenas no âmbito legal? Com a busca cada vez maior por segurança e saúde ocupacional, a realização dos exames é uma grande aliada para promover mais bem-estar aos funcionários.

Você tem dúvidas sobre esse assunto? Sabe como funcionam os exames periódicos e qual o impacto dessa prática no cotidiano das empresas? Além do monitoramento, a consulta é ideal para orientar e receber feedbacks do colaborador. Acompanhe o conteúdo que preparamos e saiba mais sobre o tema, tão importante para oferecer mais qualidade de vida aos profissionais. Boa leitura!

O que são exames periódicos?

Assim como os exames admissionais, demissionais e específicos, como os de retorno à função, os exames periódicos são uma medida corriqueira nas organizações. Realizados geralmente a cada ano, são a melhor forma de acompanhar de perto a saúde do colaborador. Nenhum sintoma deve passar despercebido, já que qualquer detalhe pode ser o sinal de um quadro passível de agravamento, caso as condições de trabalho sejam mantidas.

Em casos específicos, o exame pode ser feito em prazos maiores ou menores, sempre com ênfase no cuidado individual. Muitas pessoas sabem apenas das consequências legais dos exames periódicos, mas o impacto é significativo para as tarefas cotidianas e a produtividade. Na consulta, são avaliadas possíveis doenças ocupacionais e a aptidão para a função atual.

Algumas questões são bem comuns em relação a esse tema. O exame não abona o dia, e sua realização é bastante simples, envolvendo o preenchimento de uma ficha, uma entrevista e procedimentos específicos, se necessário. Todos os trabalhadores devem cumpri-lo, já que a prática torna o colaborador menos vulnerável, mais consciente e promove a integridade física e mental.

Qual a importância de realizá-los?

A partir dos resultados, as empresas podem trazer mudanças no que se refere ao bem-estar dos trabalhadores. Assim, as informações obtidas são úteis para promover mudanças no ambiente ocupacional. Além disso, os exames regulares são determinantes para mudanças de função e avaliar o quanto o profissional está apto para manter ou mudar as tarefas.

Os exames periódicos são primordiais, ainda, quando se pensa em quadros de saúde que podem ser diagnosticados em estágio inicial. Com isso, o colaborador tem todo o necessário para se manter saudável e evitar o agravamento de doenças e sintomas. Logo, essa prática é importante para proteger o trabalhador em todas as instâncias.

O aspecto humano tem grande valor para as empresas, e o tratamento iniciado assim que os sintomas são detectados permite soluções mais rápidas. O bem-estar do profissional tem relação direta com motivação e engajamento, diferenciais para companhias que buscam lucratividade e um ambiente mais saudável. A seguir, apresentamos os benefícios no que se refere à lei.

As implicações legais dos exames periódicos

Mais do que os benefícios mencionados, que abrangem também as empresas, os aspectos legais também são positivos para as corporações que adotam a iniciativa. Os exames periódicos são parte das normas regulamentadoras e da legislação vigente, que determinam a adequação das empresas a parâmetros estabelecidos. A singularidade de cada função desempenhada, também.

Desse modo, não realizar os exames causa perdas financeiras e legais. Um exemplo é o funcionário que inicia uma ação contra a companhia devido a problemas de saúde não detectados por negligência ou falta de acompanhamento. Essas despesas, assim como as multas para quem não cumpre essa medida, são custos extras que se somam ao prejuízo humano.

A medicina ocupacional

A realização de exames periódicos é um dever das empresas, relacionado à promoção da saúde e aos aspectos legais do processo. Com especificidades vinculadas ao cargo e ao prazo, certificam que o trabalhador está apto a seguir na função. Sintomas e doenças são identificados, possibilitando tratamentos em estágio inicial. Sua realização é obrigatória pela lei, originando multas quando em falta. Processos por negligência também são despesas possíveis. Portanto, os exames periódicos são essenciais para os trabalhadores, mas são apenas uma parte de um conjunto de ações com foco em saúde. A medicina ocupacional é necessária para acompanhamento, atendimentos urgentes e prevenção de doenças. Confira nosso artigo e saiba o que considerar ao contratar uma empresa de medicina empresarial, ampliando o cuidado.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados