BLOG

5 razões para investir em saúde ocupacional

Você sabe o que significa o termo saúde ocupacional? Há quem pense que ele diz respeito apenas aos processos de admissão e demissão, mas, na realidade, vai muito além disso. A saúde, por si só, já é um conceito amplo e integrado, aplicando-se ao indivíduo como um todo. Por isso, é importante investir em saúde ocupacional e agregar benefícios aos funcionários e à empresa.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e sobre a implementação de programas de saúde nas corporações, confira o artigo que preparamos. Aproveite a leitura!

O conceito de saúde ocupacional

A saúde ocupacional diz respeito, especificamente, às práticas de saúde no ambiente de trabalho. Assim, toda a relação entre o colaborador e o espaço onde ele exerce suas atividades é de extrema importância.

Quando se fala em saúde no trabalho, é preciso entender que o investimento nela engloba a análise dos riscos e a prevenção de doenças ocupacionais. Aqui, não se trata apenas de aspectos físicos: o bem-estar do colaborador é integral, ou seja, a mente também importa. Muitas empresas têm dúvidas sobre essa prática, ou não conhecem seus benefícios.

A seguir, confira alguns motivos para apostar na saúde ocupacional que vão além da regulamentação. Afinal, os ganhos são muitos e, em momentos como o atual, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. Que tal dar esse passo hoje mesmo?

5 razões para investir

Hora de conhecer as principais razões para a sua empresa investir nos programas de saúde ocupacional, além de outras medidas. Primeiramente, vale lembrar que tanto a companhia quanto o colaborador saem beneficiados, ou seja, é uma decisão que impacta o ambiente todo.

1. Ambiente de trabalho mais agradável

Quando a companhia investe na saúde e no bem-estar dos colaboradores, eles se sentem mais dispostos a trabalhar. A qualidade de vida aumenta dentro e fora da empresa, trazendo mais engajamento e presença por parte dos funcionários.

2. Aumento da produtividade e da motivação

O sentimento de fazer parte e ser valorizado interfere na produtividade do colaborador. Com a saúde e a segurança sendo prioridade, o profissional consegue produzir mais, e a lucratividade da empresa ainda aumenta. A motivação da equipe cresce, e esse é um fator determinante para os resultados.

3. Redução dos casos de doenças e acidentes

As doenças ocupacionais e acidentes de trabalho podem ser evitados, ou mesmo eliminados com o investimento em saúde ocupacional. Para isso, a avaliação dos riscos laborais é imprescindível, sendo a primeira etapa para a adequação do ambiente e da rotina.

Mudanças estruturais, equipamentos de proteção e eliminação de riscos biológicos são exemplos de medidas que impactam profundamente o surgimento de sintomas e riscos permanentes à saúde.

4. Menos custos

Com a redução dos afastamentos e licenças, a empresa passa a gastar menos ao longo dos meses e anos. A adequação do ambiente de trabalho também minimiza as despesas relacionadas a riscos variados. Portanto, é um investimento que proporciona menos custos como resultado.

5. Melhor imagem da empresa

As companhias buscam constantemente uma forma de serem melhor vistas. A promoção da saúde e da segurança no ambiente corporativo é um passo para que o local de trabalho seja bem visto, já que é uma responsabilidade social.

Como implementar?

Na prática, a saúde ocupacional pode ser implementada com medidas simples. Existem os programas de saúde regulamentados pelo Governo Federal, que garantem bem-estar segurança para os colaboradores no ambiente de trabalho. Um ambulatório local é outra medida viável, e ambas podem ser adotadas pelas corporações.

No caso de dúvidas, contratar uma empresa especializada pode ser a solução ideal para a sua empresa. Isso porque os profissionais sabem como avaliar os riscos de todas as naturezas e asseguram a implementação completa dos programas e do ambulatório.

Indo além na medicina empresarial

A saúde ocupacional é um assunto sério, pois tem como objetivo garantir a saúde física e mental dos colaboradores. Por isso, a avaliação dos riscos e a prevenção de doenças ocupacionais é tão importante. Esse passo proporciona bem-estar e qualidade de vida dentro e fora das empresas, menos afastamentos e multas. A produtividade também aumenta, enquanto a imagem da empresa se consolida de forma positiva.

Por todas essas razões, investir em saúde ocupacional é uma forma de beneficiar tanto os colaboradores quanto a empresa. Para evitar que a sua companhia cometa erros relacionados ao bem-estar corporativo, confira nosso artigo sobre os pilares da medicina empresarial.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados