Muitas vezes as pessoas que não fazem parte do setor de Recursos Humanos não se lembram disso, mas a principal função do RH é cuidar do bem mais precioso de uma empresa: o capital humano.
Então, entre as tendências de RH, sem dúvida, está o investimento em estratégias de bem-estar e na gestão correta das equipes profissionais.
Hoje nós trouxemos um artigo para mostrar como este investimento muda completamente o dia a dia de uma empresa e também quais são as principais qualidades ligadas às tendências de RH.
Então, vem ver de perto como o setor de Recursos Humanos consegue transformar uma empresa e o que você pode colocar em prática hoje mesmo.
As principais tendências de RH para os próximos anos
Desde 2018 o RH vem aderindo aos recursos tecnológicos como aliados para melhorar as estratégias de gestão de pessoas, diminuir custos e aumentar o engajamento da equipe.
Contudo, em 2020 essa parceria com a tecnologia se tornou indispensável e mudou completamente o futuro do RH.
Afinal, já estamos aprendendo a lidar com esse cenário e a buscar o aperfeiçoamento.
Entretanto, não é novidade para ninguém que a pandemia trouxe mudanças significativas para todos e, de modo geral, as empresas não serão as mesmas de antes. Para se preparar para possíveis volatilidades do mercado, entenda as principais tendências para o RH.
Acompanhe:
Tendências de RH que vão transformar o gerenciamento de pessoas
As empresas deixarão de gerenciar a experiência do colaborador para gerenciar a experiência de vida de seus funcionários. A pandemia deu aos líderes empresariais maior visibilidade da vida pessoal de seus profissionais, que enfrentaram lutas pessoais e profissionais sem precedentes no último ano.
Ficou claro que apoiar os funcionários em suas vidas pessoais de forma mais eficaz permite que os profissionais não apenas tenham uma vida melhor, mas também tenham um desempenho superior.
De acordo com a Pesquisa de Funcionários ReimagineHR do Gartner em 2020, os empregadores que apoiam os funcionários em suas experiências de vida observam um aumento de 23% no número de funcionários relatando melhor saúde mental e um aumento de 17% no número de funcionários relatando melhor saúde física.
Há também um benefício real para os empregadores, que veem um aumento de 21% no número de funcionários de alto desempenho em comparação com organizações que não fornecem o mesmo grau de suporte aos seus funcionários.
É por isso que 2021 será o ano em que o apoio do empregador para saúde mental, saúde financeira e até mesmo coisas que antes eram vistas como fora dos limites, como o sono, se tornarão os benefícios básicos oferecidos aos funcionários.
Uma busca constante pela diminuição na rotatividade dos colaboradores
Um levantamento realizado em 2014, mostrou que 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante. O mesmo estudo revelou que o estresse no trabalho causou doenças em 61% dos pesquisados.
Por essas razões, grandes corporações têm investido cada vez mais em seu ambiente de trabalho. Gigantes como a Google, referência em bem-estar corporativo, têm buscado novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores durante as horas do expediente.
É realmente muito importante focar na qualidade de vida dos funcionários
Há um tempo já se fala sobre a importância em conscientizar os funcionários a cuidar da própria saúde e não depositar esforços em excesso no trabalho. A ciência já comprovou que altos níveis de estresse podem causar danos à saúde e desenvolver sérios problemas de coração. E o excesso de trabalho é um dos principais fatores que elevam o nível de estresse dos profissionais.
Isso reforça a necessidade de desenvolver programas de bem-estar que ajudem os funcionários a encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. De início, pode parecer que se tem tudo sob controle. Mas, quando o excesso de trabalho prejudica a saúde mental de um profissional, não só a sua vida pessoal será afetada, a performance no trabalho também será prejudicada.
O principal ponto que um programa de bem-estar deve focar é a saúde mental dos colaboradores, pois é a partir disso que outros problemas de saúde podem ser desencadeados. E isso não é prejudicial apenas para o funcionário, a empresa também perde em termos de resultado.
E a tal da abordagem holística?
O bem-estar do funcionário consiste na visão ampliada da saúde e do bem-estar. Portanto, vai além dos marcadores físicos para incluir aspectos emocionais, mentais, financeiros e outros aspectos de ser saudável e feliz.
Isso também significa que os líderes de negócios e de RH precisam perceber que essas facetas vão além do horário comercial. Especialmente agora, quando as linhas de trabalho e vida pessoal ficaram confusas para muitos colaboradores.
Geralmente os líderes pensam nas estratégias de bem-estar do funcionário apenas como servir ao funcionário. Contudo, para que os esforços funcionem, as empresas precisam lembrar que estão servindo a pessoa inteira.
Por exemplo, os funcionários podem cuidar de crianças ou de seus pais. Eles também podem ter hobbies dos quais não podem mais participar por causa do Covid. E tudo isso impacta negativamente no bem-estar geral do funcionário enquanto indivíduo.
Portanto, agora podemos dizer que o gerenciamento da saúde dos seus colaboradores vai muito além de providenciar boas práticas de trabalho. Passa por um universo de coisas que precisam ser consideradas, tudo em busca de proporcionar ferramentas para que os profissionais possam entregar o melhor em suas funções.
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Agradecemos a leitura e até a próxima.