BLOG

Atualizações da NR7 para PCMSO

A Norma Regulamentadora 7, ou NR-7, teve seu texto revisto e novas obrigações passam a valer para as empresas, assim como outras normas. O objetivo é promover mais saúde aos colaboradores durante suas jornadas de trabalho, o que evita penalizações e aumenta a produtividade no dia a dia. Embora pareça um tema simples, a complexidade envolvida na prevenção de doenças segundo riscos específicos merece atenção.

A proposta é oferecer as soluções necessárias a cada negócio, sempre de acordo com os agentes de risco nele presentes. Logo, um ambiente de trabalho mais saudável é um compromisso diário, especialmente para as companhias. A prevenção de problemas de saúde é um dos principais pilares desse cenário atualmente. Continue a leitura e confira as atualizações da NR-7 em 2022.

Vamos lá?

A nova NR-7 e a saúde no trabalho

A NR-7 surgiu há algumas décadas, passando por revisões em seu texto de tempos em tempos. A nova atualização entrou em vigência nos primeiros dias de 2022, e reforça a importância de um programa consistente de saúde ocupacional das companhias. Não só é relevante cuidar da saúde mas, também, avaliar situações recorrentes e se certificar que as ações adotadas estejam trazendo melhorias efetivas.

O objetivo da nova NR-7 é garantir aos gestores as ferramentas adequadas de preservação da saúde dos colaboradores. Ou seja, o programa é desenvolvido a partir dos riscos presentes no ambiente e dos possíveis desdobramentos da exposição dos trabalhadores a eles. A meta da NR-7 é viabilizar ações práticas de cuidado, com foco em saúde ocupacional.

O programa em questão, o PCMSO, deve ser cumprido por um médico do trabalho indicado pela empresa. Assim, a NR-7 passa a se relacionar ainda mais a detalhes como análises estatísticas sobre doenças ocupacionais, monitoramento de sintomas e acompanhamento de colaboradores adoecidos. Os relatórios têm igual importância ao longo do processo.

A avaliação dos resultados quando a empresa realiza as adequações necessárias é outro ponto fundamental para oferecer mais saúde no trabalho. As empresas precisam se preparar e assegurar a aplicação de todas as obrigações relacionadas à NR-7 para que se mantenham sem risco de multas e ofereçam mais qualidade de vida aos profissionais.

A seguir, saiba como a implementação do PCMSO interfere no cotidiano dos profissionais e quais são as suas implicações.

O que é o PCMSO?

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é elaborado como resposta às necessidades da NR-7, e tem relação direta com o PGR. O Programa de Gerenciamento de Riscos é a premissa para entender quais aspectos precisam ser olhados com atenção dentro das corporações. Afinal, trata-se de um levantamento de agentes nocivos e riscos nas empresas, vinculados às mais diferentes atividades.

Na prática, o PCMSO é um conjunto de ações com foco na promoção da saúde dos colaboradores. Com ele, são estabelecidos parâmetros de conduta e adaptações necessárias para neutralizar os riscos presentes no local. Além disso,  com base no local, é determinado o cronograma de exames médicos e complementares que cada função exercida pede.

As campanhas de conscientização e testagem de colaboradores são outro aspecto presente no PCMSO. Portanto, a nova redação da NR-7 é um passo significativo para evitar doenças ocupacionais e seus possíveis desdobramentos. Outras patologias, muitas vezes crônicas, também podem ser monitoradas para garantir mais bem-estar e produtividade, como é o caso da hipertensão.

Saúde ocupacional: o papel das empresas

Atualmente, temas como saúde e segurança nas empresas têm ganhado força nas organizações. Legalmente, o cumprimento das demandas relacionadas às Normas Regulamentadoras, como a NR-7, impacta diretamente as ações corporativas de cuidado. O bem-estar dos colaboradores, como se sabe, não diz respeito apenas a eles mesmos: têm relação direta com a qualidade do trabalho realizado e com a produtividade.

Logo, a adequação à nova redação da NR-7 significa a elaboração do PCMSO, evitando multas e trazendo mais saúde. A partir do levantamento de riscos, são determinadas condutas e cronogramas com foco em ações médicas, exames, campanhas e monitoramento de sintomas e doenças. Para os gestores que enfatizam a prevenção de patologias esse é um passo imprescindível.

Às empresas, cabe a responsabilidade de analisar o local de trabalho, identificar riscos e encontrar meios de evitar impactos negativos à saúde dos profissionais. Terceirizar a elaboração das normas e da estrutura de saúde do trabalho é uma alternativa, assim como a terceirização ambulatorial, presente nas maiores empresas de cada segmento.

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados