A saúde empresarial tem relação direta com todas as ações e programas desenvolvidos nas empresas. Cada iniciativa com foco em bem-estar influencia a produtividade e o engajamento dos profissionais, e os eventos de SST ainda se destacam por sua relevância no cenário legal. O ponto de partida, como se sabe, é prevenir doenças ocupacionais, lesões e acidentes de origem laboral.
Para 2022, foram adotadas mudanças nos parâmetros e meios de envio das informações. A elaboração dos programas passou por ajustes, mas as demandas de saúde e segurança continuam em vigência no país. Avaliar e monitorar riscos ocupacionais são pilares imprescindíveis para medidas preventivas viáveis, como será mostrado no artigo. Confira também as novidades para 2022.
Aproveite a leitura!
O que é SST e quais os impactos no cotidiano das empresas?
Quando se fala em SST, Segurança e Saúde no Trabalho, devem ser considerados diversos procedimentos e práticas que impactam diretamente a qualidade de vida dos colaboradores. Trata-se de normas legalmente exigidas para preservar a integridade dos profissionais e garantir respaldo legal aos empregadores com relatórios e monitoramento.
Assim, os impactos diretos à saúde empresarial são inegáveis. Parte dos deveres relacionados aos eventos de SST envolve o cumprimento das Normas Regulamentadoras, a elaboração de programas médicos e de gerenciamento de riscos ocupacionais.
Seguindo o cronograma de grupos das empresas, os detalhes de SST devem ser enviados pelo eSocial e correspondem aos novos parâmetros de coleta de informações. Em vez dos formulários antigos, agora existem eventos que fazem parte do envio e devem ser cumpridos nos prazos estipulados. São eles: Comunicação de Acidente de Trabalho, Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais de Trabalho.
A proposta de cada etapa a ser cumprida é concretizar a estrutura necessária para uma saúde empresarial efetiva e humanizada. Tão importante quanto realizar os programas e diretrizes propostos é o envio das informações dentro dos prazos vigentes. Assim, as empresas evitam penalizações e têm acesso a ferramentas médicas necessárias em cada caso.
A saúde empresarial em 2022: as mudanças que estão em vigência
Para as organizações, as atualizações que ocorreram nas redações das Normas Regulamentadoras e nos programas de riscos ocupacionais devem ser rigorosamente seguidas. Desde o início de 2022, os textos das NRs apresentam novas propostas e prioridades.
Um exemplo é a nova dinâmica do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), uma das principais novidades em SST. Para a saúde empresarial, os benefícios dizem respeito à elaboração de um programa amplo e com diversas etapas, que deve ser cuidadosamente respeitado. O resultado é a atenção a agentes nocivos e o início de medidas de controle e prevenção.
Sendo o PGR parte da NR-1, na sequência entra em ação o GRO (Gerenciamento de riscos Ocupacionais). Juntos, eles são o ponto de partida para a identificação dos riscos ocupacionais e a gestão dos mesmos, com medidas práticas de prevenção e controle. O antigo PPRA, que tratava dos riscos ambientais, está em transição e apenas a elaboração do PGR é necessária a partir de 2022.
Logo, a NR-9 passa a tratar de questões relacionadas à exposição dos colaboradores aos riscos previamente identificados. Essa é uma das principais mudanças da SST para esse ano, mas os impactos visíveis na saúde empresarial continuam os mesmos. Embora o envio de informações e os programas sejam diferentes, o objetivo continua sendo espaços de trabalho mais saudáveis e seguros nas instituições.
As informações de SST a serviço de mudanças importantes nas companhias
Em 2022, o foco dos eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) segue sendo o mesmo dos anos anteriores: mais bem-estar e qualidade de vida nas empresas. Evitar doenças ocupacionais e acidentes envolve o respeito a diversas determinações legais, como normas e programas que devem ser elaborados pelos empregadores.
A saúde empresarial, na prática, se beneficia com ações conscientes de controle e monitoramento de riscos presentes no local. Com as novas redações, as obrigatoriedades legais passam a ser simplificadas e mais amplas, garantindo todas as etapas de cuidado necessárias ao ambiente corporativo. O envio das informações se tornou, também, unificado.
Ao seguir as atuais determinações em SST, as companhias colhem os benefícios de saúde empresarial relacionados, principalmente, ao acompanhamento dos colaboradores. Os dados obtidos fornecem insights preciosos que conduzem os empregadores a realidades mais saudáveis e seguras. A medicina empresarial, nesse começo de 2022, é assunto sério.