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Empresa de saúde ocupacional: vale a pena contratar?

Uma empresa de saúde ocupacional é capaz de aumentar a produtividade da sua organização, além de manter as contas previsíveis e o time motivado. Hoje nós vamos mostrar como isso acontece.

Mais do que entrar em conformidade com a legislação, investir em uma empresa especializada em saúde ocupacional assegura que o seu time de profissionais tenha as melhores condições para trabalhar.

Vem ver de perto tudo o que nós temos a falar sobre este assunto. Fique confortável e aproveite a leitura!

Como trabalha uma empresa de saúde ocupacional? 

A Saúde Ocupacional é um dos setores da ampla área da saúde. A empresa de saúde ocupacional é responsável pela área laboral, ou seja, a saúde voltada para o trabalhador.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não se trata somente dos exames de admissão, ou demissão dos funcionários, suas aplicações vão muito além disso.

Uma empresa de saúde ocupacional está preocupada com a prevenção das doenças, principalmente aquelas que podem ser adquiridas no ambiente de trabalho.

Também se concentra na qualidade de vida do trabalhador, sempre levando em consideração o seu bem-estar físico e psicológico. Por isso, ela proporciona um ambiente de trabalho propício para que o profissional seja capaz de desempenhar suas funções de forma efetiva e sem problemas.

As principais qualidades ao contratar uma empresa de saúde ocupacional são: 

  • Diminuição do absenteísmo e aumento da motivação;
  • Prevenção de acidentes e doenças;
  • Redução de custos;
  • Previsibilidade nos custos;
  • Melhor acompanhamento de projetos;
  • Suprime impactos decorrentes de acidentes;
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Atende à legislação.

Vamos falar mais sobre cada uma dessas vantagens em detalhes. 

Diminuição do absenteísmo e aumento da motivação 

Cuidar da saúde do trabalhador tem reflexo também no aumento da produtividade. O que traz reflexos diretos para a motivação para os funcionários. Já que são eles que vão sentir  a segurança de trabalhar para uma empresa que se preocupa com todos.

Então, uma empresa de saúde ocupacional garante que a sua organização traga, não só maior qualidade de vida, mas também segurança aos funcionários. E isso gera conforto nos trabalhadores. Daí, eles se sentem menos propensos a desenvolver outros males de origem psicológica ou emocional, que poderiam igualmente incapacitar para o trabalho.

Aumenta a disposição, o rendimento e diminui a incidência de faltas ao trabalho, muitas vezes injustificadas. 

Tudo isso tem impacto também no turnover, já que os colaboradores preferem ficar em uma empresa que cuida da segurança da equipe. 

Previne contra acidentes e doenças

Afastamentos oneram de maneira operacional e financeira uma empresa, e causam transtornos para o planejamento de qualquer gerência.

Tem mais, manter os exames médicos em dia reduz a incidência de doenças e acidentes de trabalho. Se aliarmos essas ações ao trabalho preventivo oferecido por uma empresa de saúde ocupacional, veremos como os benefícios são grandes.

O escritório especializado em saúde laboral também promove ações que são benéficas aos colaboradores – como ginástica laboral, orientação nutricional, entre outras, mudanças que fazem a diferença na vida do profissional.

Ao mesmo tempo, no gerenciamento da saúde ocupacional, orientações e atividades periódicas para a qualidade de vida ajudam a construir um ambiente laboral mais agradável. 

Assim, uma boa avaliação não apenas previne doenças e acidentes, mas aprimora a saúde e o bem-estar.

Redução de custos

Ainda que de início represente um investimento, a empresa deve ter em mente que contratar uma terceirizada para cuidar desses aspectos, por exemplo, trará maior disponibilidade à parte estratégica, reduzindo custos em longo prazo. Essa redução poderá ser sentida de diversas formas: menor rotatividade e afastamento de funcionários e menor custo com planos de saúde.

Além de assumir responsabilidade preventiva, a empresa pode reduzir seus gastos.

Para isso, é preciso ver a medicina do trabalho como aliada, como forma de gerar economia e aumentar a capacidade produtiva dos funcionários e agregar medidas preventivas ao ambiente de trabalho.

Previsibilidade dos gastos

Outro aspecto fundamental é conseguir prever quais serão os seus custos no caso da  probabilidade de um evento indesejado se transformar em realidade. O especialista no gerenciamento de riscos vai conseguir fazer isso de forma adequada.

Nesse caso, os custos envolvidos podem ser:

  • Financeiros;
  • Materiais;
  • Humanos;
  • Ambientais;
  • De imagem.

Determinar com precisão qual o impacto de cada risco e qual é a ação a ser tomada para prevenir sua ocorrência ou tratar suas consequências, é fundamental para mostrar quais são as prioridades da sua empresa.

Importa ressaltar que custos com prevenção devem ser vistos como investimentos e não como despesas, pois sempre dão retorno positivo.

Vantagens no acompanhamento dos projetos

Na maioria das vezes, o gerenciamento dos riscos pode ser feito com pequenas medidas. No entanto, perceber esses riscos nem sempre é fácil. É necessário desenvolver a atenção nesse sentido, para ter uma visão ampla dos cenários de risco da empresa.

Ter um profissional experiente para levantar os riscos, elaborar projetos que atendam a sua realidade e diminuir esses problemas é de fundamental importância.

Mas, a ajuda da consultoria em gestão de riscos não para por aí. Além de elaborar os projetos, os profissionais parceiros acompanharão de perto cada fase até que a execução esteja completa.

Evitar os impactos decorrentes dos acidentes

Uma das maiores preocupações dos empresários diz respeito ao acidente de trabalho. Ele gera enormes gastos para as empresas e o governo por meio dos benefícios previdenciários.

Além disso, um acidente faz com que a empresa fique, temporariamente, sem aquele empregado, o que acarreta prejuízos econômicos.

Por isso, é importante contratar uma empresa especializada na segurança do trabalho, a fim de que se tenha agilidade na tomada de decisões relativas a esse setor. Consequentemente, são evitados muitos prejuízos.

Melhora a imagem da empresa

Empresas que se preocupam com saúde ocupacional, além de ficarem em dia com a Lei, passam a certeza de que se preocupam com os colaboradores.

Essa imagem desperta o interesse de profissionais mais qualificados em trabalhar nela e atrai a atenção de sócios e investidores pela possibilidade de valorização que o negócio tem mediante o controle e a redução dos riscos e prejuízos envolvidos.

Está na legislação

A legislação que rege as relações trabalhistas é bem vasta e exige diversas iniciativas da empresa.

O cuidado no cumprimento dessas previsões normativas deve ser muito bem observado, uma vez que, os custos fiscais e financeiros de não o fazer podem ser muito elevados.

A orientação de uma empresa de saúde ocupacional conduzindo essas obrigações é essencial para a tranquilidade da empresa.

Ela pode manter em dia todas as iniciativas compulsórias evitando processos e multas quase sempre pesadas.

Dessa forma, estar com a documentação em dia referente à saúde ocupacional é imprescindível para se evitar dissabores fiscais.

Ao mesmo tempo, observar as previsões das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho é uma atividade que pode ser conduzida pela mesma assessoria.

Agora você já entende como este tema é tão importante para o dia a dia da sua empresa.


Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Deixe um comentário.


Adoraríamos saber o que você tem a dizer sobre saúde ocupacional na sua empresa.

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

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