BLOG

Afastamento do trabalho: principais causas e como evitar

O afastamento do trabalho é um ponto que acomete inúmeras companhias, dizendo respeito a variadas questões. No ambiente ocupacional, a ausência dos funcionários traz impactos significativos a toda a cadeia produtiva ou de serviços, merecendo atenção. Isso porque o desconhecimento das ferramentas adequadas para esses casos pode ocasionar prejuízos expressivos.

Em um cenário de incertezas, todo diferencial competitivo merece destaque. Se você tem interesse pelo assunto, acompanhe até o final o artigo que preparamos. Você vai descobrir as principais causas desse problema e como evitar números elevados de afastamento do trabalho. Vamos lá?

Na prática, o que significa o afastamento do trabalho?

Imagine uma corporação com seu número total de funcionários. Agora, imagine uma situação na qual uma parte dessa equipe esteja ausente de suas funções. Qual o resultado esperado? Times incompletos trazem prejuízos a todos na hierarquia, uma vez que comprometem os afazeres e a produtividade. Os lucros são afetados, assim como o sentimento de fazer parte da corporação.

Por isso, evitar o afastamento do trabalho é tão fundamental. Afinal, o quanto uma empresa produz ao longo de um mês ou ano tem relação direta com os níveis de motivação e engajamento. Para tanto, é necessário um ambiente saudável, seguro e acolhedor, o que vai na contramão das ausências. Mais do que isso, realocar funcionários para cobrir os ausentes também tem impactos na produtividade e no balanço da organização.

Assim, o afastamento do trabalho interfere em todo o processo de produção, e se dá por vários motivos. Alguns muito comuns são acidentes no espaço ocupacional, doenças e sintomatologias vinculadas ao cargo exercido. Uma comprovação médica é necessária, e o atestado de saúde valida a ausência, mas investigar o contexto é o ponto de partida para reverter esse cenário.

Entre as causas específicas, pode-se citar o surgimento de depressão, ansiedade, transtornos mentais e problemas físicos. Pressão, estresse e cobranças constantes figuram como gatilhos. Dores nas costas e outras oriundas de soluções ergonômicas pouco funcionais também se destacam como responsáveis por ausências temporárias do trabalho.

Como evitar esse quadro?

O afastamento do trabalho pode ser minimizado ou revertido a partir de medidas nas políticas da empresa, bem como adequações legais. Logo, a implementação das Normas Regulamentadoras propostas pelo governo são a base para adaptar o local. Aqui, são importantes aspectos como ergonomia, levantamento de riscos e agentes nocivos e a posterior criação de medidas.

Essa análise tem por finalidade a adoção de parâmetros mais seguros e saudáveis, responsáveis por conter grande parte dos sintomas em desenvolvimento. Do mesmo modo, o acompanhamento regular da viabilidade das ações é essencial para estabelecer e manter as referências ideais de saúde no ambiente ocupacional.

Tão importante quanto essa iniciativa é o ambiente no qual os funcionários trabalham. Acolhimento é fundamental, assim como uma rotina que proporcione mais bem-estar aos funcionários. O respeito aos horários e intervalos é uma forma de combater o afastamento do trabalho, já que cria um local que é sinônimo de qualidade de vida.

Portanto, a combinação de medidas físicas e emocionais é o melhor caminho para vencer as ausências no trabalho. Isso porque se trata de aspectos que funcionam em conjunto. O conceito de saúde é, ainda, entendido de forma global e contempla todas as instâncias do organismo. Desse modo, a gestão das companhias pode apostar em mudanças para melhores resultados.

Saúde e segurança no trabalho: é importante investir

Diminuir o afastamento do trabalho envolve passos como a adequação do espaço físico da empresa, além do ambiente em si e seus desdobramentos. Políticas mais humanizadas e acolhedoras, somadas a atitudes específicas para ergonomia e minimização de riscos, são eficientes para evitar ausências.

Estas se devem a variadas causas, muitas envolvendo o local e a rotina de trabalho. Dores nas costas, incômodos posturais e quadros como depressão e ansiedade são os grandes responsáveis pelo afastamento de funcionários. As medidas citadas são aliadas para tornar o trabalho mais saudável e seguro.

Pensando nos quadros de afastamento do trabalho e, ainda, em ações preventivas contra acidentes e doenças ocupacionais, o investimento em saúde e segurança se faz necessário. Por isso, uma equipe especializada faz toda a diferença e garante suporte. Confira nosso artigo sobre o que considerar ao contratar uma empresa de medicina empresarial e tire suas dúvidas!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Table of Contents

Artigos relacionados